Docinhos Funcionais - com Biomassa

Olá amores, quem aí não gosta de um docinho?

Eu amo! Mas depois da reeducação alimentar ele passou a ser algo muito esporádico na minha dieta.

O maior problema dos docinhos é que são tão gostosos, mas tão gostosos que não nos contentamos somente com um né? E aí, pra evitar essa jaca monstra, eu deixei de fazer em casa, e deixo para comer em festas ou se tiver com muita vontade, compro um. Assim eu garanto o controle.

A boa notícia, que que hoje em dia, nesse mundo fit, temos muitas adaptações, e aparecem aqueles chef's fit's, verdadeiros anjos da cozinha, inclusive para alérgicos a determinados alimentos e descobrem receitas que nos permite adaptar até as coisas mais deliciosas.
É o caso dos docinhos funcionais abaixo, que além de lindos são muito saudáveis e a gente pode comer sem culpa. Ja contei neste post como fazer a biomassa de banana verde e seus benefícios.




Essa é mais uma receita da Lidiane Barbosa, vou deixar o link do blog dela aqui embaixo, porque é realmente  fantástico e vocês podem conferir várias receitas para intolerantes.




Eu adaptei a receita para as coisas que eu tinha em casa e modifiquei um pouco os ingredientes, incluindo alguns e alterando a quantidade de outros como o açúcar por exemplo.




Para o docinho branco, que eu chamo de beijinho funcional usei:





Ingredientes:

1 xícara de leite de coco (usei light)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de farinha de amêndoas (basta triturar as amêndoas no liquidificador)
1/2 xícara de biomassa de banana verde

Para polvilhar usei coco ralado.


Modo de fazer:

Leve todos os ingredientes ao fogo, menos a biomassa. Quando ferver e cozinhar um pouco acrescente a biomassa e cozinhe até começar a desprender do fundo da panela. Desligue o fogo, leve à um refratário de vidro.
Espere esfriar e coloque no freezer por 3 horas antes de enrolar (essa é a recomendação da Lidiane), o meu deixei na geladeira de um dia para o outro e deu o ponto de enrolar.
Passei as bolinhas no coco ralado.


Para fazer o brigadeiro de chocolate usei:



Ingredientes:

1 xícara de leite de coco (usei light)
2 colheres de spa de chocolate 50% cacau derretido
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de cacau em pó
1 colher de farinha de amêndoa (basta triturar as amêndoas no liquidificador)
1/ xícara de biomassa de banana Verde

Para polvilhar: 1 colher de achocolatado gold mais uma colher de cacau, misturei para quebrar o amargo do cacau e para não ficar muito doce no caso de só o achocolatado.

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes, deixando a biomassa por último. Mexa sempre, e quando começar a aparecer o fundo da panela acrescente a biomassa, e espere cozinhar mais um pouco até desprender do fundo da panela. Desligue e espere esfriar. Coloque também num refratário de vidro e leve ao freezer por 3 horas (essa também é a orientação da Lidiane), no entanto, fiz o mesmo procedimento do beijinho, deixando na geladeira de um dia para o outro. Mas esse foi difícil de enrolar, dá pra ver nas fotos que não ficaram bolinhas. Escorregava muito e eu pegava com a colher e passara direto na mistura de cacau e achocolatado gold no prato.
Neste caso, acho que por não ter o coco ralado massa, ficou mais cremoso e menos consistente como o beijinho, por isso, sugiro fazer como na receita da original, levando ao freezer.

Os docinhos não ficam extremamente doces. Para quem tem um paladar acostumado à doçura, sugiro usar mais açúcar, experimente no momento de fazer para ver se está do seu agrado.

Segue o link de onde tirei a receita: http://receitasculinariafuncional.blogspot.com.br/

bjus
*imagem do google

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images