Não deixe a vida moderna te engolir


Se por um lado, a tecnologia melhorou muitos aspectos da nossa vida, ela também nos fez perder alguns encantos, que apesar de não parecer, era a qualidade que tínhamos e que tanto almejamos nos dias de  hoje.


Pequenos gestos que eu observo nos traziam um prazer imenso e felicidade que hoje não conseguimos mais desfrutar. A falta de tempo, a rotina, o corre e corre nos trouxe algumas armadilhas e por vezes nos faz apenas robôs.

Muitas facilidades só serviram para nos mecanizar, onde temos mais tempo para trabalhar e menos, bem menos tempo para apreciar a vida.

Existe algo mais delicioso que passar o café no coador de pano e sentir aquele cheiro maravilhoso que parece estar lá no campo?

Pois é, primeiro vieram os filtros de papel, depois a cafeteira elétrica, e agora aquelas que dão menos trabalho ainda, você só coloca a capsula e aperta o botão, e sai ali a sua xícara pronta.

Mas me diz aí como era uma boa prosa, enquanto esperávamos a chaleira apitar avisando que a água estava no ponto? E aquela voltinha que a gente dá com mão para fazer a água se espalhar por todo o pó. E enquanto isso, a xícara estava ali em frente ao seu convidado com o açucareiro ao lado pra ele adoçar como queria.

Certas coisas perderam o encanto e se foram com o tempo e a nossa vontade de contemplar as coisas.
Vivemos num mundo de extremo consumismo e eu não serei hipócrita de dizer que eu também não sou. Mas pequenas mudanças no meu dia a dia melhoraram alguns aspectos e me desaceleraram um pouco, ao menos quando eu posso. Vou falar de pequenos gestos que adotamos aqui em casa.

Diga não ao relógio aos finais de semana

Sábado por exemplo, é um dia que eu não gosto de usar o relógio. Eu acordo a hora que quero, sento em frente a mesa, tomo meu café sossegada, ligo a TV, vejo desenho ou qualquer programa que esteja passando sem a necessidade de correria. Meu marido e eu já nos acostumamos com isso. Ele faz pão na chapa, fazemos nosso café, conversamos sobre nossos planos, futuro ou apenas jogamos conversa fora. Esse ritual é um afinidade que temos, porque gostamos do nosso fim de semana desacelerado. Depois é claro, temos todas as obrigações que um casal que trabalha e estuda de segunda a sexta tem, mas esse momento ao menos é tranquilo.

Vá a feira e escolha seus alimentos

Depois que inventaram o disk hortifruti, até isso muita gente deixou de fazer. Não sei se eu tenho muito o pé na roça, mas eu gosto de escolher o que vou levar. Pegar na mão, examinar, cheirar! No sacolão que vamos aqui, o rapaz nos dá para experimentar qualquer coisa diferente ou quando está muito doce. Gente isso pra mim é impagável.

Cozinhe mais

Cozinhar para alguns pode parecer um ato chato, uma obrigação, mas preparar nosso alimento é muito mais gostoso que comprar pronto. Além saber a procedência de tudo, acho que na cozinha, as pessoas se aproximam. Na casa da maioria das pessoas que eu conheço que tem uma cozinha grande, é nela que acontece o ponto de encontro e onde as pessoas ficam a maior parte do tempo.

Ande descalço

Bom, aqui em casa eu adoro fazer isso. É claro que se o chão estiver limpinho melhor. Alguns tapetes com textura rústica podem nos remeter a uma vida menos urbana. Nossos pés vivem enfurnados em sapatos, sofrendo a pressão do dia a dia, e sendo desgastado a todo tempo. Deixá-lo livre pode fazer muito bem pra circulação. E a sensação do chão geladinho principalmente no calor é maravilhosa.

Tenha uma rede na varanda

Se você tiver uma varanda, experimente colocar uma rede lá. É relaxante tirar uma soneca ou apenas contemplar uma tarde na rede. Eu terei minha tão sonhada varanda em breve J

Tenha uma fonte de água em casa

Aqui nós temos uma. O barulhinho da água acalma.

Cuide de uma mini horta

Pode ser aquelas de vaso mesmo, só com dois ou três temperos. Além de ser muito gostoso tirar do pé para usar na cozinha, cuidar da terra, ainda que seja apenas um vasinho é uma atividade de respeito e contato com a natureza, coisa que se perdeu hoje.

Tenha flores pela casa

Que seja uma rosa. Compramos no supermercado mesmo, custa por volta de R$7 ou R$8 apenas. Uma rosinha no vaso alegra o ambiente. Traz uma paz visual. Semanalmente trazemos uma nova rosa pra casa.

Faça artesanato

Mesmo que você inicie um projeto hoje e termine só em 6 meses por falta de tempo. Mas tenha uma peça em casa, criada por você. Não precisa gastar muito, pode ser com material reciclado. Tem inúmeros sites na internet ensinando como fazer alguma coisa. Eu mesma sou leitora assídua de alguns, você pode ver aí nos meus favoritos.
Se for uma parede, uma pintura, envolva outras pessoas da casa, pode ser muito divertido, além de ser um tempo para estarem juntos.

Cuide do aroma da sua casa

Uma vela, um incenso, um spray aromático. Cravo, canela, alecrim, seja lá o cheirinho que você gostar. É sempre bom sentir o cheiro da nossa casa.

Chame amigos para uma reunião informal em casa

E não é para ter aquela trabalheira fazendo pratos sofisticados, ou gastando rios de dinheiro com a culinária francesa.
Experimente fazer uma receitinha simples. Um escondidinho no forno com uma salada refrescante acompanhada de frutas da estação.
Palitinhos de queijo branco e tomate cereja de petisco. Seja simples, porém detalhista e receptivo.
Esqueça os aparelhos eletrônicos neste caso, deligue a TV, no máximo uma música ambiente. Se for o caso, ressuscite aquele jogo antigo para envolver os participantes nessa agradável visita.

Por último, seja simples
Temos a mania de complicar as coisas, principalmente nós mulheres pra sair de casa, temos que nos maquiar, vestir roupas bonitas e desconfortáveis. Se você não vai a uma festa de casamento ou aniversário, que tal adotar roupas mais confortáveis e chinelinhos ou sapatilhas?
Já somos obrigados a usar roupa social pra trabalhar, viver de salto alto, estar maquiada, penteada. Que tal aos finais de semana pra visitar alguém ou ir ao shopping adotarmos o estilo mais simples e fácil. Assim, não teremos nenhuma neura ao ponto de deixar de ir a algum lugar porque não estamos prontas. Se você é mais desencanado, e isso não quer dizer relaxado, quer dizer simples. Eu duvido que com um convite de última hora você não estará pronto em 20 minutos, sem maiores problemas.

Quando nos vestimos de nós mesmos, vivemos melhor e muito mais intensamente. Isso não quer dizer que você não deve usar filtro solar e viver descabelada, mas não é necessário fazer babyliss e usar cílios postiços para ir a padaria certo?
Eu acho que a simplicidade das coisas é que nos faz feliz! Quem menos exige, mais aproveita o que a vida lhe oferece.
Eu penso assim, e enquanto não posso viver no interior, em uma casa com quintal, com a minha horta, longe da correria que vivemos aqui em São Paulo, é assim que vou descomplicando a vida e não deixando as modernidades e tecnologias me levarem a essência.

bjus

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images