Consumismo x Economia


Oi gente! 

Este assunto será dividido em dois posts, para que o tema seja melhor detalhado. Sendo que no segundo, vou dar algumas dicas de economia que foram valiosas pra mim, me mostrando o melhor caminho para se economizar e quem sabe pode ajudar você também! 

Primeiramente gostaria de dizer que tornar-se menos consumista é um trabalho que leva um tempo, que pode ser meses ou até anos. A gente vai diminuindo as coisas aos poucos, e pode ter alguma época da vida que “cansamos” de economizar e chutamos o balde, vamos até o shopping e gastamos de uma única vez, muito mais do que planejamos.
*imagem google

Isso é normal. Daí vem o parcelamento no cartão de crédito e novamente você com uma bendita fatura, impedindo a sua vida financeira de fluir normalmente. Digo isso porque se você faz uma compra parcelada em 6 meses, dependendo do que foi, antes mesmo de terminar de pagar já estragou ou já precisa ser substituído. Um claro exemplo disso são roupas e sapatos. Passamos metade de um ano pagando uma coisa que tem vida útil curta. Por isso comprar esse tipo de coisa parcelada realmente não é um bom negócio.

Quando eu tinha 18 anos e comecei a trabalhar, eu simplesmente não ligava pra nada disso, tinha cartão de crédito de mais de duas bandeiras, de lojas de departamento diversas e ainda naquela época se usava cheque também.

Eu não tinha limites pra gastos, a não ser o do cartão mesmo rs, e pior não ganhava o suficiente pra pagar todas aquelas coisas, mas eu não tava nem aí. Queria mesmo era comprar tudo que via na minha frente.
Eu já disse neste post aqui que a minha maior paixão eram sapatos. E nem me importava se eu ia usar pouco ou muito, se machucavam ou não, e se tinham boa qualidade, eram bonitos, eu apenas comprava. Sem contar que toda semana tinha uma roupinha nova pra “balada de sábado”.

Final do mês aquelas faturas consumindo tudo que eu tinha e eu sempre embaralhada em contas e mais contas. No fim do ano o décimo terceiro só servia para ajeitar as contas, e no ano seguinte esse ciclo todo se repetia.

A ideia de controlar os gastos e finalmente me livrar de dívidas só veio com a decisão de casamento. Pra comprar um apartamento, dois jovens precisam mesmo aprender a controlar os gastos e poupar. Se eu tivesse feito isso desde o início da minha vida profissional teria sido muito mais fácil, tanto para juntar o dinheiro pra pagar parte da entrada do apartamento, quanto porque não sofreria pelo período de abstinência sem poder comprar nada.

Pra que desse certo, tudo se foi, carro, cartões quebrados, fundo de garantia, economias de tudo, comida, cinema, vestuário, lazer em geral.

É um período que você aprende “na marra” que deveria ter poupado um pouquinho a vida toda e que não deveria comprar tantas coisas assim, fazendo dívidas parceladas.
Ninguém consegue poupar dinheiro se não parar de gastar. Veremos no post de amanhã algumas dicas que foram fundamentais no meu processo de aprendizagem econômica.


Até mais...bjus

You Might Also Like

2 Comente

  1. Olá, passando pra ler o ser post e ansiosa pelo proximo! Parabéns, esse assunto é muito delicado e a sua abordagem está sendo perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,

      Obrigada pelo comentário, e espero que goste do post de hj.
      Não existe fórmula mágica né? E realmente, é um assunto delicado
      que exige consciência. Mas é possível melhorar, até eu que gastava horrores rs.

      Bjaum

      Excluir

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images