Desconecte-se


De vez em quando eu recebo uma mensagem de alguém, carinhosamente me perguntando porque eu sumi das redes sociais. E realmente eu fico muito feliz e lisonjeada em saber que minhas postagens fazem falta.
Na verdade eu morro de vontade de poder postar todos os dias no instagram e facebook principalmente, momentos que vejo que tenho algo importante pra falar. Seja sobre dieta, seja uma dica ou qualquer coisa assim.
Mas durante muito tempo eu fiz um esforço danado pra conseguir conciliar o trabalho, a casa, a faculdade, o blog e ainda as redes sociais.
E são essas, as redes sociais que roubam a maior parte do nosso tempo sabiam?


Você entra, despretensiosamente para postar algo, daí seu feed de notícias te chama pra ver uma foto, e outra e outra, e quando você percebe está ali há mais tempo do que havia planejado.
Sem contar no WhatsApp, hoje em dia temos tantos grupos diferentes, do trabalho, da escola, da família, de amigos, e se você entra apenas para dar um bom dia, não consegue mais sair.

As redes sociais de fato roubam muito tempo da nossa vida real. E quando você percebe que isso está acontecendo, é porque já está surtando com tantas coisas acumuladas que pretendia fazer e não conseguiu.
Foi partindo desse princípio que comecei a desconectar-me um pouco.

No início, é muito estranho, parece que está faltando algo, e você tem a sensação de estar perdendo alguma coisa que está acontecendo.
Esse fenômeno já é tema de estudo e foi publicado no New York Times com a sigla FOMO (fear of missing out), ou o "medo de ficar de fora".

A cada momento que estamos conectados e vendo as coisas que as pessoas estão fazendo e compartilhando, achamos que curtir, comentar é como se participássemos daquilo.
Só que na verdade, não estamos participando. Estamos muitas vezes imaginando nossa imagem naquela praia, naquele restaurante ou balada que alguém acabou de publicar. E isso acaba consumindo nossa realidade.

Sem perceber estamos inseridos num mundo virtual e a nossa realidade, nossos projetos, nossas coisas estão ficando "paradas", se acumulando e quando você finalmente desconecta, o real está ali, nú e crú te esperando. E pior, se eram obrigações e coisas que deveriam ter sido feitas, dá muita raiva de si mesmo por ter perdido seu tempo.
Você começa a ter a sensação de que enquanto todo mundo tá fazendo coisas legais, você tá cheio de obrigações chatas pra concluir e que a sua vida é uma droga.
Só que a vida de todo mundo é cheia de coisas "chatas" também. Mas todo mundo sempre posta só um momento legal, inclusive você mesmo.

É hora então de parar, refletir e desconectar-se um pouco da vida virtual. Se temos tantas coisas pra realizar e se cada obrigação que cumprirmos, significa que teremos mais tempo livre à frente para viver nossa vida real. Assistir um filme, fazer uma caminhada, visitar um amigo, cozinhar uma coisa legal, tomar um café ou ler um bom livro.

O dia só tem 24 horas, e temos que fracionar o tempo das coisas para que possamos fazer tudo que gostaríamos. Se as redes sociais consumirem esse tempo de lazer, quando é então que vamos viver de verdade e fazer aquele tanto de coisas que cansamos de ver os outros fazendo e se divertindo?
Isso só vai acontecer quando desligarmos. Desta forma, conseguimos organizar melhor a nossa rotina e finalmente viver.

Minha dica é: DESCONECTE-SE e viva o que há de melhor. E fique tranquilo se no início tiver a impressão do "fomo", é perfeitamente normal. Depois de enfrentar isso, verá que na verdade era bem o contrário. Quando estava inserido o tempo todo no mundo virtual, estava perdendo algo aqui do lado de fora! ;)

Um bju


You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images