Congelamento das marmitas parte I

Oi gente, tudo certinho?


Vamos falar hoje sobre congelamento, pois é uma das coisas que mais me perguntam lá no instagram.



Fiz as perguntas mais respondidas lá como nosso primeiro bate-papo sobre marmitas. A medida que forem surgindo novas dúvidas, podemos fazer a parte dois ok?

As mais questionadas:

1) Por que você congela as suas refeições?

Bom, como vocês sabem, minha rotina é acordar as 5h da manhã pra ir trabalhar e voltar pra casa no mínimo as 22h, então eu só tenho essa opção, porque ao chegar em casa a noite, só dá pra tomar banho, ajeitar as coisas no outro dia e cair na cama.

2) A Comida fica com gosto ruim?

Não, eu não acho que fica ruim. Se seu freezer congelar rapidamente a comida melhor, pois quanto menos cristais de gelo se formarem, menos água vai liberar durante o aquecimento.

3) Quanto tempo dura uma marmita no freezer sem estragar?

Tudo isso depende muito gente. A comida que é cozida com todo cuidado de higiene, de não misturar os talheres para mexer, e não houver nenhuma contaminação e for congelada imediatamente após esfriar, pode durar até 60 dias no freezer. Sendo que na geladeira não acho que passa de 4 dias. Eu faço as minhas semanalmente, mas já deixei feijão congelado por tempo maior e nunca estragou.



4) Por que você congela em potes de vidro? Não Posso congelar em plástico?

Existe na maioria dos plásticos uma substância que ao ser aquecida em altas temperaturas como microondas pode ser tóxica, é o chamado bisfenol que não faz bem a saúde. Em potes de vidro, não corremos esse risco. Existem algumas empresas de plástico que já fazem seus produtos livres dessa substância, e ao comprar seu potinho, verifique se ele tem o selo "livre de bisfenol".


5) Onde você compra seus potes de vidro?

Compro em hipermercados de grandes marcas, os que podem ir ao microondas com tampa de plástico. Tenho encontrado preços legais, por volta de R$10,00.

6) Qual é a rotina de congelamento?

Faço as refeições sempre aos domingos, cozinho normalmente uma fonte de proteína (frango, peixe ou carne), um carboidrato (arroz integral ou quinoa), uma leguminosa (tenho optado muito pela lentilha) e legumes.
Logo após acomodar as porções, espero esfriar sem tampar completamente para não abafar e não criar água dentro. E logo após levo ao freezer 3 dos 5 potinhos que faço.
Dois deles, deixo na geladeira, pois não vejo necessidade de congelar as refeições dos próximos dois dias.
À partir da terça- feira a noite, retiro um pote do freezer e deixo na geladeira para levar pro trabalho no dia seguinte em uma bolsa térmica.

7)Você congela salada?

Não, as saladas não devem ser congeladas, nem mesmo cenoura ou beterraba crua ralada, estes deixo somente em geladeira.


8) Por que você cozinha quase sempre a mesma comida a pra semana toda?

Quem acompanha as minhas fotos das #marmitasdasemana me pergunta muito isso.
Eu cozinho só pra mim, pois meu marido não gosta de comida congelada, ele come o que ele gosta e não engorda rs, então quando faço por exemplo uma carne, é difícil dosar para apenas dois dias, teria que cozinhar pouquíssimas gramas para duas marmitas. Além do mais, neste processo levo de 2 a 3 horas na cozinha para preparar tudo pra semana inteira, entre cozidos, saladas, e não esquecendo que tem que lavar a louça e deixar tudo limpo. Se eu variasse muito o cardápio, tenho certeza que levaria muito mais tempo e poderia desanimar de fazer toda semana como tenho feito há quase 2 anos. Então, eu me baseio na praticidade, claro, minha comida tem qualidade sim, pois tempero muito bem "tenho muitos temperinhos secos" e tento variar os legumes e verduras sempre, inclusive ultimamente minhas saladas tem ganhado muita cor o que deixa tudo mais bonito e apetitoso.



9) Você não enjoa de comer praticamente a mesma coisa a semana inteira?

Isso vai muito de como estou e do que cozinhei. Frango a semana toda por exemplo, pode ser mesmo meio cansativo, mas eu já acostumei. Se chegar na sexta-feira e eu não tiver cozido coisas diferentes por exemplo, eu dispenso a marmita naquele dia e vou para o restaurante, mas já descido isso na noite anterior pra nem levar naquele dia.

10) Por que você tem todo esse trabalho, já que hoje em dia com tantas opções de buffet bem saudáveis na rua, não seria melhor você variar os nutrientes do seu cardápio?

Na verdade seria melhor variar, mas sendo bem sincera comer na rua me incha, faz reter líquido, pois mesmo a comida "saudável" tem substâncias como por exemplo o bicarbonato de sódio nos legumes para deixa-los mais bonitos, e essas substâncias podem sim atrapalhar a digestão. Além do mais, as carnes normalmente tem o uso de amaciantes e substâncias com muito sódio para mantê-las mais viçosas.
Eu procuro sempre  fazer minhas marmitas bem coloridas pra ter um nutriente de cada grupo no prato e tentando manter os minerais também em dia.

11) Não seria muita neura pensar nessa coisa do sódio e conservantes?

Acho até que poderia ser se eu não comesse na rua de jeito nenhum, eu falo isso porque é o que sinto em relação ao meu organismo quando repito muitas refeições na rua. Eu me sinto bem equilibrada em relação a minha alimentação, e busco aquilo que faz bem pra mim. Sinto essa diferença, e acho que o mais importante é meu bem estar.



12) Você trabalha e estuda e faz as marmitas por não ter tempo. Acha que quando terminar a faculdade e ficar em casa a noite vai continuar congelando comida?

Eu acho que sim, talvez não pra semana inteira, talvez faça parte delas, ou duas vezes na semana. O fato é que acho muito simples abrir o freezer e descongelar um potinho saudável a ter que correr pra pia num momento de pressa. Acho que a comida congelada, se bem temperada e feita com carinho pode ser tão gostosa quanto algo feito na hora. Cozinhar pra mim é um ato de prazer, mas realmente não acho que precisamos fazer isso todos os dias, posso chegar do trabalho em casa e querer assistir um bom filme sem ter que me preocupar em cozinhar religiosamente todos os dias, ou ir a academia ou visitar alguém e mesmo chegando um pouco mais tarde em casa, saber que tenho algo saudável pra comer e nem preciso me preocupar com isso. Sinto que durante a semana os dias a noite podem ser mais livres se eu não tiver a obrigação de cozinhar todos os dias, então pretendo sim continuar, mantendo assim mais tempo livre também para outras atividades, isso se chama qualidade de vida.

Em resumo é isso gente, vejo muitas mulheres que reclamam da vida de dona de casa e acham um saco ir pra cozinha todos os dias. E aí então acabam ligando no disck qualquer coisa pra se isentar dessa responsabilidade.
Eu acho que cada um sabe o que é melhor pra si né não? Esse foi o jeito que encontrei de comer bem todos os dias sem me desesperar ou pensar no que devo comer hoje. Eu só abro o freezer e delicio minha comidinha feita com tanto carinho.

Vamos tentar?

Bjus saudáveis pra vcs!


You Might Also Like

31 Comente

  1. Adorei seu post Vanessa! Te sigo no instagram e sempre tive duvidas, e hj você me respondeu tudo, rs! Eu não faço marmitas para a semana porque estou me adaptando ao sistema de organizar a comida para a semana ainda, e eu uso marmikent, então acho que isso me dificultaria um pouco em deixar a comida já separada certinha pra semana.
    No meu blog eu conto melhor como eu faço na minha organização, caso queria visitá-lo o endereço é esse: milenaazsantos.blogspot.com.br
    Mas pode deixar que estarei anotando todas suas dias!

    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, fico muito feliz que você tenha sanado as dúvidas e peço desculpas por demorar pra te responder. Agora que estou de férias parei por aqui pra ver as pendências. Sorry mesmo. Obrigada pela visita e comentário :)
      Vou visitar seu blog.

      bjus

      Excluir
  2. Parabens eu tbm congelo... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, xará...rs melhor opção né?

      bjus

      Excluir
  3. Acabando de tirar as dúvidas com a minha super amiga bunita!
    Adorei o post! Te amo! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post Vanessa! Tenho feito assim também, menos a parte do potinho de vidro! Não sabia das toxinas... vou ver se compro alguns de vidro! Muito legal seu blog! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, brigada :) Desculpe pela demora tá? To de férias agora, e parei aqui pra responder post antigos. Sim o vidro é a melhor opção para congelamentos.

      bjus

      Excluir
  5. Adorei a sua ideia ..estou pensando em fazer isso ..pois aqui em casa todos trabalham e perco a hora do meu almoço todos os dias cozinhando .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Royther, Olha pode fazer, você não vai se arrepender, vale muito a pena!
      Economiza tempo, e ainda tem a opção de na hora da pressa, ter sempre a mão algo saudável e feito com muito carinho.
      Sorry pela demora tá, em responder, eu tava de férias e só agora parei pra ver tudo que tava pendente aqui no blog.

      bjus

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Wanessa, adorei seu post. Esta surgindo no mercado refeições prontas congeladas, acho muito mascarado pois sao cheias de conservantes.Apoio sua idéia de fazer as próprias refeições, além de saudável e mais higienica.
    Sou casada e faço cursinho para vestibular de nutricao e tambem fico sem tempo para cozinhar, gostaria de saber se pode congelar batata recheada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daianne, obrigada pelo comentário querida!

      Eu nunca congelei batata recheada, mas acredito que dá pra congelar sim. Depende muito do recheio. Quando é cremoso, se esquentado ao forno, não acho que terá problema.
      Faça o teste e fique de olho na hora de comer pra ver se não teve alteração no sabor.

      Depois me conta!

      bjus

      Excluir
  8. Oi vanessa, vou seguir sua ideia achei ótima! A minha rotina é exatamente igual a sua, saio de casa as 5h e só chego as 22h a minha marmita não seria pro almoço e sim para jantar as 18h. Como faço para armazenar o dia todo, deixo na bolsa térmica ou coloco na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarine,

      Acho que no seu caso, para ficar o dia todo e só consumir a noite, sugiro que você deixe em geladeira.
      Eu uso a térmica somente para transporte mesmo, no meu trabalho tem geladeira.

      bjus

      Excluir
  9. Olá, achei seu blog no google, eu tbém sigo essa dica e tem dado muito certo. Já eliminei 22kg em 10 meses e sai até em revista de circulação nacional por conta do emagrecimento. Adoro no fim de semana ir as compras em feiras, supermercados e escolher tudo com carinho para preparar 2 tipos de cardápios para semana, já q tenho pouco tempo e quero tbém ter um tempo pra malhar. Então preparo tudo nos fins de semana, são 10h em pé na cozinha aos sábados, mas compensa. Obg pelas dicas, adorei. bjs e sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário. Primeiramente parabéns pela sua determinação, 22 kg não é para qualquer um não. Eu realmente não consigo preparar 2 cardápios, fico em média 3 horas na cozinha e já acho muito. Você é guerreira mesmo pq 10h é muito mesmo rs.

      Mas não existe sucesso sem foco e muito trabalho!

      Continue assim e boa sorte pra nós :) bjinhos

      Van

      Excluir
  10. Oi Vanessa, você congela arroz e feijão também? Estou querendo fazer isso, pois nossa rotina lá em casa é mais ou menos como a sua! Trabalho, faculdade, filha, casa, marido..vida normal!rsrs
    Queria fazer isso com a lanche da minha filha também, me preocupo com o que ela come na escola e na creche. Aguardo sua resposta! Grande beijo e lindas suas marmitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, tudo bem amore?
      Demorei um tempão, sorry, eu tava sem tempo mesmo. Olha, eu congelo sim arroz e feijão, coloco sempre o feijão por baixo e fica molhadinho na hora de esquentar no micro.
      Quanto aos lanches da sua filha, o que você tem em mente para congelar? Porque as frutas só dão certo para fazer sucos, sorvetes ou frozzen, mas para comer in natura não dá!
      Acho que no caso dela, é melhor mandar frutas como banana, pêra, maçã, uvas, que você pode deixar lavadinhas sempre a mão.

      Um bju e obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Ola! Estou tentando pegar dicas de congelamento pois almoço no trabalho e minhas opçoes tem ficado restritas a arroz e carne, estou sentindo falta da salada. Vi que a cenoura e beterraba ralada você não congela, apenas coloca na geladeira, elas não perdem os nutrientes? Qual seria a melhor opçao de para congelar (ou nao) saladas que eu pudesse levar e comer na hora, e não precisar preparar, e que nao haja perda de nutrientes? Havia pensado tambem em fazer um vinagrete, para poder jogar em cima de folhas de alface, e alem de ser uma opçao de tempero, ja vir com o tomate, cebola, essas coisas...vinagrete perde os nutrientes tb??
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Ola, gostaria de saber quanto as saladas, como cenoura e beterraba ralada que você diz que não congela, elas não perdem os nutrientes após cortadas e armazenadas na geladeira. Até quanto tempo posso consumi-las? E o vinagrete, pois pensei como numa opçao não só de salada como também de tempero, há perda de nutrientes? Almoço no trabalho (escola) e tenho comido somente arroz e uma carne, estou precisando de saladas!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deborah, tudo bem querida?

      Todas as hortaliças quando passam pelo processo de corte já perdem alguns nutrientes. As vitaminas são bastante sensíveis ao ar, e ao contato com acidez, água, enfim. É bem verdade que um alimento consumido no ato do corte, terá maior conservação dos nutrientes em relação à um que já está cortado há um tempo. Mas isso acontece inclusive quando cozinhamos alguns alimentos sabe? Então, o que quero dizer é que é preferível ainda assim comer alimentos saudáveis mesmo com a perda de um pouco de nutrientes do que não comê-los por uma perda não tão significativa.
      Hoje, este processo de deixar tudo pronto facilita demais a minha vida.
      E relação ao congelamento, não é mesmo um procedimento adequado para saladas como folhas ou hortaliças raladas como cenoura e beterraba. Estas, é preferível deixar na geladeira mesmo por alguns dias.
      Vai sem medo que dá certo!

      Um bju

      Excluir
  13. Ola! Estou tentando pegar dicas de congelamento pois almoço no trabalho e minhas opçoes tem ficado restritas a arroz e carne, estou sentindo falta da salada. Vi que a cenoura e beterraba ralada você não congela, apenas coloca na geladeira, elas não perdem os nutrientes? Qual seria a melhor opçao de para congelar (ou nao) saladas que eu pudesse levar e comer na hora, e não precisar preparar, e que nao haja perda de nutrientes? Havia pensado tambem em fazer um vinagrete, para poder jogar em cima de folhas de alface, e alem de ser uma opçao de tempero, ja vir com o tomate, cebola, essas coisas...vinagrete perde os nutrientes tb??
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Van,
    Conheci agora seu blog e amei! Tenho uma dúvida: eu poderia congelar arroz integral o frango, e os legumes? O feijão tbm pode?
    Vc congela td na sua marmita, só no ponto de esquentar?
    obrigada bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle,

      Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário! Eu congelo sim feijão sem problemas. Congelo a marmita pronta, inclusive com refogados, abobrinha, quiabo, etc.
      Tiro do freezer uma noite antes de consumir e deixo na geladeira, ela descongela naturalmente.
      Na hora de comer, esquento no microondas.

      bjus

      Excluir
  15. Vou tentar, me tira uma duvida, qdo descongela a comida não fica com muita água?

    ResponderExcluir
  16. Van estava procurando essas dicas o dia todo...Ate que encontrei vc!!!!Amei demais..Vi que vc estuda a noite,passei na nutricionista esses dias e ela me passou umas sopas pra tomar no jantar,so que tambem estudo.O que vc come a noite para não pular refeição???Estou começando agora esse processo de academia e reeducação alimentar,qual dica vc me da para eu não me desanimar????Bjos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, tudo bem? Estou terminando a facul, e agora no último ano confesso que as coisas andam meio bagunçada :( Mas no início eu lembro que levava lanches, e marmitinhas de coisas que podia comer fria. Uns exemplos: crepioca, tapioca, lanches naturais, saladas de grão de bico com frango desfiado, ovo cozido, essas coisas. Mas eu estava muito empenhada no início e acabava me preocupando mais com isso. No meu instagram, eu postava muito essas refeições, se tiver dá uma olhadinha lá, o nome é @blogvanmartinelli. Se for o caso, coma uma coisinha leve na faculdade e deixa pra tomar a sopa quando chegar em casa, como não é uma refeição pesada, acho que vc pode também se adaptar desse jeito.
      Boa sorte!
      bjus

      Excluir
  17. Oii conheci seu blog hoje e já estou amando, trabalho de madrugada e estudo e quase não tenho tempo de me alimentar direito e essa ideia de congelamento das marmitas achei perfeito, porque não pensei nisso antes!? rsrsrsrsrs.. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou. A ideia é exatamente essa, uma saída para quem não tem tempo.
      Grande bju e boa sorte!

      Excluir
  18. Olá, tudo joia?
    Sou casada ha três anos, levanto todo dia 5 e 30 para trabalhar e chego por volta das 8horas.
    todos os dias faço a janta, mas me sinto muito cansada, e gostei muito destas dicas.
    Vou começar a congelar;
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, esta é a melhor opção com certeza! Vc vai gostar com certeza e e ver o quanto é prático. Boa sorte! bju

      Excluir

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images