Adoçantes


Amados leitores como vai essa força aí?

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre os adoçantes que é um dos primeiros itens a ser incluso na dieta de quem precisa perder peso né?



A primeira coisa que devemos pensar é a seguinte: uma dieta saudável, quanto menos coisas industrializadas eu usar melhor. Por exemplo os sucos de frutas naturais, o ideal é consumi-los sem açúcar e sem adoçantes também. Nosso paladar se acostuma, mesmo achando no início que não ficam tão saborosos. Isso acontece porque nosso organismo é viciado em açúcar, e é nossa obrigação diminuir esse consumo pra evitar problemas maiores como diabetes por exemplo. Não é só por uma questão estética de ficar com uma barriguinha sarada, é por questão das saúde mesmo. Os chás também são fácies de acostumar sem açúcar, eu adoro tomar o chá de hortelã sentindo seu sabor mesmo. 
Eu acho que a maior dificuldade em abandonar de vez o açúcar, em especial o refinado branco é no café. Quem gosta muito de café, normalmente não consegue tomá-lo sem adoçar.  Existem pessoas que se acostumaram e dizem que não existe coisa melhor, e que o açúcar ou adoçante tiram o gosto natural do café (um dia quero ser assim hahaha), mas ainda não cheguei neste nível, por isso eu uso adoçante no meu pretinho “ainda”.

Então fiz aqui uma tabela pra ilustrar a diferença deles e vamos separar por naturais e artificiais:

O poder adoçante é em relação a Sacarose (açúcar), que tem o poder de adoçar 100 vezes.

Naturais
poder adoçante
Artificiais
poder adoçante
Estévia
180 x
sacarina
300 x
Sorbitol
60 x
ciclamato
30 x
Manitol
50 x
aspartame
180 x
Sucralose
600 x
acesulfane K
200 x

Então já podemos perceber pela tabela acima que dos naturais o que tem maior poder de adoçar é o Sucralose e dos artificiais a Sacarina. No entanto, o que nos faz optar por um ou outro adoçante é a sua característica no paladar. Aquele gostinho que fica na boca ao final de tomar ou comer algo que foi feito com ele. 
Dos naturais o Estévia e o Sucralose sãos os mais utilizados como adoçante de mesa, e dos artificiais a Sacarina e o Aspartame. Os outros são mais utilizados pela indústria mesmo, em balas, chicletes e outros produtos industrializados.
O mais indicado é o Stévia, porque é feito da planta Stevia Rebaudiana, usado também pela indústria em alguns produtos naturais, no entanto tem poucas calorias. Mas ele deixa um gostinho um tanto amargo na boca, por isso é mais difícil de acostumar.
O Sucralose é a sensação do momento, pois não tem calorias e seu poder adoçante é bastante elevado e não tem aquele sabor residual que a maioria dos adoçantes tem. Ele lembra mais o gosto do açúcar. Por este motivo também é um dos mais caros do mercado.


Dos artificias os mais utilizados em mesa são Aspartame e Sacarina. Os dois tem um sabor  residual amargo, sendo o que o Aspartame oferece 4 Kcal/g e a Sacarina não tem calorias.

Obs: Quero deixar claro que este post é apenas para dizer a diferença entre eles. Pessoas com diabetes procurem um médico ou nutricionista, pois ele vai dizer qual é mais indicado para o seu tipo de diabetes, pois nem sempre o natural (que ainda sim pode fornecer calorias) é o mais indicado. Cada organismo tem uma necessidade, e isso precisa ser indicado e recomendado pelo seu médico ok?

Eu gosto muito do sucralose e atualmente eu uso o Línea, que pra mim é o mais gostoso, já tentei o Stevia diversas vezes e não consigo me adaptar ao gostinho dele. No entanto, eu uso normalmente somente no café mesmo.



Em algumas preparações tento utilizar o açúcar demerara orgânico que fica entre o mascavo e o refinado. Por indicação da minha nutricionista tento ao máximo não consumir tantas coisas com adoçante, e ela me liberou esse demerara, que estará a um passo de mais tarde ser substituído de vez pelo mascavo. Se a preparação exige muito açúcar, então eu opto pelo adoçante de forno e fogão tal e qual que é um produto diet mesmo. Mas faço isso por conta das calorias e não por ser uma substituição mais saudável ok?


Espero ter ajudado uma pouquinho e lembre-se sempre que os adoçantes também devem ser utilizados com moderação. O ideal mesmo é quando possível consumir os produtos in-natura. Se você não tem uma dieta restrita em calorias, mas quer se o mais saudável possível, tente utilizar o açúcar mascavo em pouca quantidade. E se você conseguir mesmo consumir tudo sem adoçante e sem açúcar, melhor ainda.
Bjus e um ótimo fim de semana!

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images