Calorias

Você sabe o que é caloria?



É uma unidade de medida de calor. Sendo a quantidade de energia necessária sob pressão constante para elevar a temperatura de um grama de água em 1°C.
Usamos a caloria para medir o valor de energia de um alimento. A divisão das calorias é feita assim:


1 grama de carboidrato tem 4 calorias
1 grama de proteína tem 4 calorias
1 grama de gordura tem 9 calorias

Por isso, alimentos com gorduras são mais calóricos. O cálculo é bem simples. Se em uma receita de 40 gramas dividida em 15 de carbo + 15 de prot. + 10 de gord. devemos multiplicar:

15 g de proteína x 4 calorias = 60
15 g de carboidrato x 4 calorias = 60
10 g gordura x 9 calorias = 90

Sendo assim temos o total de 210 Kcal nesta receita.
Já repararam que aqui no meu blog não tem cálculo de calorias nas minhas receitas né? Vou explicar porque.
Quando vamos a um nutricionista, ele faz um balanço energético de acordo com o nosso gasto calórico diário, baseado nas atividades que fazemos durante o dia, e de acordo com o nosso peso e altura, ele chega a conclusão de que gastamos "x" calorias diárias. À partir daí, elabora um cardápio com a quantidade de calorias adequadas ao nosso objetivo, seja para perda ou ganho de peso.

Se o paciente quer emagrecer, o cardápio terá menos calorias que seu gasto energético total diário. Seria simples assim se cada um de nós não tivesse uma necessidade diária de nutrientes, de acordo com a fase da vida que estamos atravessando, por exemplo, uma criança tem uma necessidade de vitaminas e minerais diferente de um adulto ou idoso ou gestante.

É por este motivo que os nutricionistas enfatizam que cardápios são individuais e é justamente por eu ter visto isso já no curso que eu afirmo e bato na tecla sobre a contagem de calorias ou pontos não ser tão eficiente.
Quando um cardápio é elaborado, ali, leva-se em consideração os aspectos físicos do indivíduo, gasto energético e a quantidade de nutrientes recomendada para a pessoa e sua idade.

Então, caloria é importante sim, mas não é o primordial. Se sua ingesta recomendada diária for de 2.000 kcal e você ingerir num lanche de junk food 900 kcal de uma única vez, você ainda terá 1.100 kcal para "gastar" o restante do dia. Mas se pensarmos em nutrientes (vitaminas e minerais), você pode ter não aproveitado nada de bom nessas 900 calorias.

Quando seguimos um cardápio elaborado por um nutricionista, ele já se preocupou com as calorias por nós, incluindo a lista de substituições de alimentos. E é por isso que quando aprendemos a reeducar nossa alimentação, a contagem de calorias passa a ser algo quase dispensável, porque mais importante que energia é a qualidade que contém aquele alimento.
As gorduras como a do abacate por exemplo, ajudam a elevar o colesterol HDL responsável por limpar o nosso sangue melhorando os níveis do LDL, o chamado colesterol "ruim".
Mas quantas vezes já ouvi pessoas dizendo que não comem abacate porque é muito calórico e "engorda"?
A questão é que tipo de caloria é essa? E um cardápio bem elaborado equilibra as calorias com bons nutrientes e por este motivo algumas pessoas são surpreendidas ao saírem do consultório com um cardápio que parece "normal demais".

E é exatamente aí que eu quis chegar, equilíbrio é isso, vida normal, sem nos deixar refém de calorias e contagem de qualquer coisa. Quem aprende a se alimentar bem, não precisa muito desse tipo de contagem, precisa saber dosar essa quantidade só isso.
E sem querer puxar a sardinha para o nutricionista rs porque será minha futura profissão, ele poderá ajudá-lo caso se sinta perdido com essa distribuição. Depois é só seguir, e o que parecia difícil acaba virando rotina.

Eu já contei muitas calorias nessa vida, quando eu ainda não tinha ido ao nutricionista e não entendia nada de nutriente. Só queria emagrecer, e na verdade, nunca tinha dado certo como já contei aqui. Somente após ter uma dieta específica para mim com todas as minhas necessidades energéticas e nutricionais eu realmente consegui.
Hoje ao olhar a tabela nutricional de um produto alimentício, primeiro eu verifico os ingredientes e a quantidade que tem de cada um para só depois ver as calorias por porção. Elas não são mais tão importantes pra mim porque eu sei que vou queimá-las com atividade física. E a maioria dos alimentos que como são ricos nutricionalmente falando mesmo quando bastante calóricos.

Mas a minha dica é a seguinte, ao comer um doce como brigadeiro, biscoitos, chocolates e guloseimas em geral, preste atenção sim nas calorias, para ver se realmente valem a pena por não oferecerem praticamente nenhum benefício à saúde. Nestes casos, eu também fico de olho, porque se é para gastar minhas calorias que sejam com algo realmente bom para mim :)

Olhe as calorias de um alimento, mas não seja refém disso e leve mais em consideração o que ele traz de bom para você.

bjus e boa semana!


You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images