Cardápio da semana

Olá queridos leitores, td bem?

Prontos pra mais uma semana? Eu estou e é sobre este planejamento que vou falar com vocês.

Muitas pessoas me perguntam se congelo minhas marmitas, se não altera o gosto, como faço pra descongelar, se como a mesma coisa a semana inteira, então, este post vai esclarecer um pouco essas dúvidas.

A primeira coisa que devo falar é que cozinho no domingo as refeições da semana inteira, pois vou do trabalho direto pra faculdade e não há tempo para a cozinha durante a semana. Outra coisa é que antes da minha R.A eu já gostava um pouco de cozinha, mas nunca gostei de fazer nada que desse muito trabalho porque não gosto nem um pouco de lavar louça. Então, sempre fui prática.

Terceira coisa é que o marido não gosta muito de comer a mesma comida todo dia, e como eu vou pra faculdade, ele aproveita pra visitar a mãe dele e acaba jantando por lá. E como ele nunca teve o costume de jantar mesmo todos os dias, na verdade ele não liga muito. Então vez ou outra eu deixo somente uma ou duas marmitinhas pra ele. O resto da semana, ele se vira com lanches (hoje em dia saudáveis), ou janta na minha sogra mesmo.


Quarta coisa é que eu não ligo mesmo de comer a mesma comida a semana inteira (juro), prefiro isso do que comer na rua. Vez ou outra na sexta-feira eu não levo minha marmita, mas isso porque quero comer com as amigas em algum lugar legal. Isso deve acontecer no máximo 2 ou 3 vezes por mês. Não é neurose, não gosto mesmo da sensação depois de comer na rua. Não consigo fazer meu lanche da tarde no horário mesmo tendo escolhido bem os itens do meu prato direitinho e em menor porção.

Bom, vamos lá, hoje eu fiz arro integral com quinoa e ervilha. Faço na panela elétrica pq é bem mais prático. Coloquei primeiro o arroz e a quinoa e acrescentei as ervilhas frescas depois.



Desde quando comecei a minha R.A (jan/12), a minha nutri orientou que eu comesse carne vermelha somente 2 x por semana. Porque é mais saudável mesmo e por uma questão de funcionamento adequado do intestino. A carne vermelha é mais pesada. Desde então tenho comido muito frango e peixe. Adoro o San Peter e Pescadinha branca. E o atum e a sardinha também uso muito, principalmente em lanches rápidos, omeletes, etc. Eu gosto bastante de Salmão, mas deixo mais pra comer em restaurantes de comida japonesa porque normalmente como 1 vez por semana (marido gosta demais), além do mais tenho a impressão que é um peixe que deixa a casa muito fedida. Então tenho comido muuuito frango. Aí faço desfiado, grelhado, assado, cozido hahaha faço muito frango, e a preguiça me impede de fazer duas carnes pra semana. Acabo fazendo uma porção grande que dá pras minhas marmitas todas.
Então as vezes me bate uma vontade louca de carne vermelha e há alguns dias que quero carne de panela, ou o famoso picadinho.
Hoje eu fiz e vou comer a semana toda. A carne era acem e fiz com 1 batata, 1 cenoura e um punhado pequeno de abóbora japonesa (amo muito). Utilizei  1 cebola pequena, 1/2 tomate, um pouco de pimentão amarelo e uns temperos desidratados e sal. E um pouco de salsinha e cebolinha frescos. Refogo a cebola, o tomate e o pimentão num pouco de óleo de canola, depois acrescento a carne, refogo um pouco e coloco na pressão, depois de tirar da pressão, acrescento os legumes um pouco de molho de tomate e é só esperar ficarem molinhos, Fica assim ó:



Aiiiii tipo carne de mãe né? Ou da casa da vovó! Adoooro e tava com saudade disso!

Aí fiz a abóbora refogada que eu gosto muito...sem segredos né? E ao lado tem um purê de Couve-flor que aprendi neste site: www.blogdamadamemalagueta.blogspot.com.br.
Fiz assim ó: cozinhei em água 1 couve flor média (cortada) por volta de uns 15 min. Quando ficou pronta escorri, coloquei no liquidificador e fui acrescentando aos poucos 1 xícara de leite desnatado. Reservei essa massa. Numa panela refoguei 1 cebola pequena (aquela mini), com uma colher de azeite e acrescentei a mistura do liquidificador. Adicionei um pouquinho de pimenta do reino e sal, e fiquei mexendo no fogo baixo até ficar com a consistência de um purê e tcharaaaannnn. Ficou demais e é bem levinho viu gente.

Depois lavei as saladas (alface e agrião) e deixei descansando na água com 10 gotinhas desse produtinho próprio pra isso (comprei no supermercado), quando não tinha usava vinagre mesmo.
E as folhas de couve são para o suco detox que vou fazer essa semana.



Abaixo as marmitas já prontinhas. Como carboidratos assim diferentes numa única refeição, pois utilizo uma colher muito pequena de cada um. De arroz por exemplo como apenas 2 colheres de sopa rasas, então posso comer outros carboidratos como a abóbora e o purê de couve flor, até porque não deixam de ser legumes né?
A cenoura e a batata da carne, nem me preocupo porque não é sempre que como, então tudo bem.
Congelo tudo logo após dar uma esfriadinha.
Tiro a marmita do freezer sempre na noite anterior e deixo na geladeira. Quem me segue no Instagram sabe que levo numa bolsa térmica e quando chego no trabalho coloco na geladeira também. Depois só esquentar na hora de comer.




O pessoal do meu trabalho acha minhas marmitas muito pequenas, mas de verdade já estou muito acostumada e como levo sempre muitas verduras também, fico bem satisfeita. E quem faz R.A sabe que comer de 3 em 3 horas nos deixa bem alimentadas o dia todo.

É isso gente, não sou a melhor cozinheira do mundo, mas faço com todo amor e por isso fica gostoso. Gosto da minha comida e há 1 ano e 4 meses que sigo esse processo de cozinhar pra semana toda. Nunca estragou nada e nunca fiquei passando mal me sentindo estufada. Minha nutricionista apoia tudo isso, ela diz que eu tinha retenção de líquido absurda provavelmente por comidas industrializadas e muito sódio. Hoje sinto o sabor dos alimentos e qualquer sinal de sal a mais eu já estou ligada, é incrível. As vezes eu até esqueço de colocar sal no arroz e nem percebo.

Espero ter ajudado e plantado a sementinha em quem ainda não cozinha. Não é difícil, e pode ter certeza com o tempo se torna prazeroso. E vc, já sabe o que vai comer amanhã? Planejamento é tudo!!

Um super beijo e uma semana abençoada!





You Might Also Like

2 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images