Dia lixo - minha experiência

Olá queridos leitores!

Vou falar hoje de um assunto que para alguns pode ser um pouco pelêmico. O dia lixo, ou o dia da jaca, seja lá como queiram chamar, o fato é esse assunto tem defensores e contrariadores. Acredito que cada um sabe o objetivo que quer conquistar, e conhece bem o seu corpo pra saber, o quanto ele "suporta" sem estragar tudo aquilo que vem fazendo.



Já li em sites de alguns especialistas inclusive experientes, que nosso corpo muitas vezes se adapta a dietas restritas e para se defender tende a "segurar" aquilo que tem, e é neste momento que percebemos a estagnada no peso. E o dia lixo vem pra dar um "susto", fazendo que ao voltar a dieta, o metabolismo volte a acelerar pois não sabe o que vem pela frente.



Outros defendem que um dia inteiro de "lixo" pode sim prejudicar seu esforço, e fazer você dar um passo pra trás do que já tinha conquistado até o momento, causando inchaço, retenção de liquido, e até problemas com o intestino, e isso tudo leva uns dias para retornar ao normal.

O fato é, que cada um sabe bem o corpo que tem e o quanto é demorado para chegar ao final da meta. Cada um sabe quantos nãos teve que dizer, e as vezes foi necessário passar vontade. Eu acredito muito na individualidade, e somente experimentando é que vamos saber o que é melhor pra nós.

Vou contar aqui minha experiência pessoal em relação a isso tudo e a conclusão que cheguei para o meu corpo.
Normalmente fim de semana sempre tenho minhas escapadinhas. Em muitos momentos ela pode começar na sexta-feita a noite com uma fatia de pizza, mas sempre procuro comer de atum, tá as vezes portuguesa...rs

 Então no sábado tenho um dia limpo, como direito, faço atividade física, mas aí a noite como algo que também foge da minha rotina, mas nunca nada tão exagerado, é um docinho, as vezes chocolate, ou sorvete, ou brigadeiro, ou bolo, ou salgadinhos quando tem alguma festa, sempre nessa linha. Ou até um jantar japonês, e como um shimeji que sabemos muito bem que é feito na manteiga. Mas já aprendi a abandonar as opções fritas do rodízio, nem sinto falta. Uso bem pouco shoyo e opto pela versão light.

Normalmente sábado a noite quando vou dormir já sinto uma leve diferença do abdomem, um inchaço mesmo. Mas sei que no dia seguinte vou voltar ao normal porque vou comer limpo novamente, fazer alguma atividade física e "tento" não comer nenhuma besteira, mas to falando "tento" porque neste dia posso ir na casa da sogra ou da minha mãe e acabo comendo uma coisinha ou outra que não faz parte da dieta, só que neste dia, eu já estou realmente sentindo que preciso "limpar" o organismo, então as vezes esse "jaquinha" é mesmo só pra experimentar, sendo bem sincera, normalmente nem estou com vontade.
Muito bem, na segunda feira, volto ao normal, tomo suco detox, como limpo e tudo mais e na terça feira sinto o inchaço sumir e o corpo volta ao normal.

Agora vou contar minha experiência de um fim de semana "inteiro de jaca", e de alimentação totalmente  desregrada, sem horários, sem escolher os nutrientes, sem se atentar a nada e comendo de qualquer jeito.
Numa sexta feira a noite comi uma fatia de pizza e esfirra. No sábado tomei um café da manhã até tranquilo, na padaria com frutas e um pãozinho integral e algumas proteínas.
Só que passei o dia na rua, não fiz o lanche da manhã e quando cheguei em casa a tarde, praticamente as 15 horas, almocei o que? Esfirra e pizza do dia anterior. Tive muitos afazeres domésticos e não quis parar pra cozinhar nada. Depois da correria em casa, a noite fui ao shopping, até escolhi na praça de alimentação um prato saudável, mas aí no cinema comi pipoca com manteiga e tomei um pouco de refrigerante e comi brigadeiro ao chegar em casa. Fui dormir estufadíssima neste dia com dor de estômago e me sentindo muito inchada.
Domingo, fui caminhar pra ver se melhorava, depois fiz academia e comi mais ou menos bem, até porque o estufamento não me permitiu olhar pra comida com vontade de comer. À noite jantei, e antes de dormi comi salgadinho (sim aqueles de pacotes cheio de sódio).

Ufa, depois de tudo isso, tenho que dizer o seguinte: me senti indisposta nos 5 dias que seguiram, minha barriga ficou muito inchada, a ponto de incomodar no cós das calças. Eu tive uma "azia" terrível por uns dois dias, fiquei maluca por doce (tipo abstinência mesmo), e foi difícil segurar. E a pior parte de tudo isso, meu intestino demorou 4 dias pra funcionar, isso mesmo 4 dias, gente, foi terrível! Somente uma semana depois eu voltei ao normal, desinchando muito e com disposição novamente.

Escrevi tudo isso pra mostrar pra vocês que a minha experiência em passar um dia inteiro "lixo", e totalmente fora da rotina, pra mim foi ruim, que me fez dar um passo pra traz de tudo aquilo que eu já tinha conquistado, e ainda roubou minha disposição.
Quando dou minhas pequenas escapadas com consciência, mesmo tendo um pouco de estufamento, meu organismo logo volta ao normal.
Hoje já sei que não quero passar por isso novamente, comer limpo me faz bem, um docinho de vez em quando não me faz nenhum mal, mas uma alimentação desregrada total por 2 dias inteiros, eu não quero mais. Aprendi com essa experiência que um fim de semana inteiro de erros na dieta pode sim estragar tudo que consegui conquistar em uma semana.

Um ótimo domingo a vocês!

bjus

*imagens da internet (google)

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images