Glúten

Boa noite, amores!!

Como estão?

Você sabe o que é o glúten?



Glúten, é uma proteína, encontrada no trigo, aveia, cevada e centeio. E que em alimentos como pães e massas, confere uma maior maciez e elasticidade.



Primeiramente vamos esclarecer uma coisa. O que é um alérgico e o que é um intolerante?

Alérgico é aquela pessoa que não pode comer determinado alimento de jeito nenhum, pois o organismo não está preparado, não tem enzimas que quebrem aquele nutriente e uma pessoa assim pode ter graves consequências ao ingerir um alimento que tem alergia, inclusive a morte. Portanto, a pessoa alérgica ao  glúten não pode comê-lo por uma questão de saúde mesmo.
E graças a Deus, hoje em dia já existe muitas opções para essas pessoas, que por muitos anos sofreram sem ter esse diagnóstico.

Muito bem, vamos falar então dos intolerantes. Essas pessoas não são alérgicas, portanto, podem consumir o alimento. No entanto, ao longo dos anos, talvez pelo consumo excessivo tenham adquirido uma certa "resistência" na absorção desta proteína. Essas pessoas então tem uma certa dificuldade na quebra e na transformação que o organismo precisa fazer.
Pessoas intolerantes na maioria das vezes tem uma constipação intestinal, inchaço e retenção de líquido. Algumas vezes podem ter gases e sensação de mau estar.

Quando fui a nutricionista pela primeira vez, a retirada do glúten foi fundamental para o meu intestino voltar ao normal. Algumas pessoas dizem que é obvio que com a retirada do pão, o emagrecimento seria mais fácil. No entanto, eu fiz a substituição do pão integral por pão sem glúten. E essa diferença está na farinha de trigo que foi substituída pela farinha de amido de milho ou de arroz.
O pão sem sem glúten pode ter tantas calorias ou mais que um pão integral, por isso eu realmente não atribuo essa melhora ao fato de não comer pão, pois eu comia.

Os nutricionistas normalmente fazem um "teste" de retirada e reintrodução do alimento na dieta por um tempo para ver o que causa no organismo do paciente. Existem exames hoje em dia para isso, mas são caríssimos e não são feitos também em qualquer laboratório como o de alergia por exemplo.

É claro que um intolerante não precisa deixar de comer para sempre o glúten, mas pode evitar, ou fazer ciclos de tempos em tempos para desintoxicação e é isso que eu faço.

Se eu tenho vontade de comer um pãozinho integral por exemplo, ou macarrão, ou bolo, eu como. Mas não é mais algo rotineiro na minha dieta. E quando consumido de vez em quando, não muda nada. Mas se existe uma frequência no consumo percebo o inchaço e o intestino querendo ficar preguiçoso. Neste momento, volto a retirá-lo e em menos de uma semana percebo a diferença.

Hoje em dia não vejo mais dificuldade nisso, já existe macarrão sem glúten, e a tapioca (feita de farinha de mandioca) vai muito bem no café da manhã. Também tem uns pães de microondas que faço com farinha de coco ou quinoa em flocos que substitui muito bem um pão de trigo pra mim.

A aveia também tem glúten, mas não é um teor muito alto, pois dizem que ela "nasce" sem o glúten e que acaba adquirindo por contaminação cruzada de alimentos como o trigo por exemplo. Existe até sem glúten no mercado, apesar de nunca ter encontrado, já vi na internet. Eu uso aveia em algumas preparações, pois é um ótimo alimento, cheio de fibras e é uma alternativa barata para a quinoa em flocos por exemplo. É claro que os alérgicos não podem consumí-la, pois como já vimos, os alérgicos não podem comer alimentos com nenhum traço da proteína, mas os intolerantes como eu sim sem maiores problemas.

Espero ter ajudado com essa questão do glúten, ao contrário do que muitos tem falado por aí, não é questão de moda. Lembre-se sempre de conversar com o seu nutricionista e ver o que é mais adequado pra você. Cada corpo é um e cuide do seu individualmente.

Uma ótima semana a vocês!

bjus

You Might Also Like

2 Comente

  1. Muitas saudades dos seus posts incríveis! Beijus...

    ResponderExcluir
  2. Puxa obrigada, fiz um post especialmente pra você, por causa do seu comentário! Estou justificando minha ausência no post de hoje está bem?
    Eu também estou com saudades de escrever aqui!
    Um grande bju

    ResponderExcluir

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images