Começar

Olá queridos e queridas, como estão?

Já repararam que muitas pessoas que emagreceram 10, 20, 30 ou mais quilos conseguiram isso?
Perceberam o quanto se esforçaram, o quanto foram também criticadas, ridicularizadas, e que muitas dessas vezes não tiveram muito apoio nem ajuda de ninguém. Quando existe um obeso dentro de uma casa e o restante não é, a maioria não se preocupa com isso não é? E muitos criticam, mas nunca fazem nada pra ajudar.


Mas para compensar tudo isso, nascemos capacitados para batalhar pelos nossos sonhos e objetivos e ninguém poderá nos atrapalhar se assim quisermos certo?
Nos últimos tempos, tenho conhecido através da rede, principalmente o instagram (post que já comentei aqui) uma série de mulheres (sim, são a maioria), mas homens também que resolveram mudar de vida sim, mas da forma mais inteligente e coerente que se pode fazer. Transformando o corpo com a ajuda da mente.





O processo de reeducação alimentar envolve muitos aspectos. E o psicológico é o maior deles. O ambiente onde se vive e principalmente a família ajuda muito em tudo isso. Mas se  fator psicológico é um dos mais importantes, significa também que depende  muito mais de nós mesmos do que de qualquer outra coisa concordam?
Quando existe muito peso em questão, e quando falo de peso, falo também de peso do mundo, frustrações, cobranças da sociedade, traumas, enfim questões que precisam ser resolvidas dentro de si, a ajuda de uma terapia com certeza fará toda diferença. Não gosto da palavra "regime" porque vi muitas pessoas a minha volta fazer isso a vida toda, por um tempo, e depois que chegavam a peso desejado voltavam a engordar.
A reeducação está ligado a um novo estilo de vida, a encarar as frustrações, os problemas e dizer "eu sou mais forte do que isso". É buscar ajuda profissional orientada de terapeuta, médicos, nutricionistas, e educadores físicos. Não é simplesmente acordar amanhã achanado que vai correr uma maratona e comer salada e frango pro resto da vida. Não gente, é preciso um passo de cada vez, comece aos poucos, trace um plano, metas, e vá caminhando devagar. Não se passa uma vida inteira fazendo tudo errado e muda-se isso em apenas 1 semana. As chances de quem vai devagar ir longe é muito maior do que aquele que simplesmente do dia pra noite "corta" tudo, como num passe de mágica. Lembre-se que tudo que vem rápido, também vai embora rápido. Aquilo que conseguimos em maior tempo, com dedicação, estudando e mudando as estratégias quando necessário, é duradouro, é pra sempre. É assim em qualquer campo da nossa vida não é?  Profissionalmente falando ninguém nasceu diretor de uma empresa, isso foi conquistado aos poucos, um degrau de cada vez. Precisou de esforço, dedicação, estudo. É assim também com as mudanças do corpo, lembrando que ela começa sempre pela mente. Por isso, comemore cada passo, cada degrau, fotografe, anote, leia muito, busque informações e leve sempre o equilíbrio como um mantra. Não exagere, seja racional. Desta forma você irá se acostumar com o novo estilo de vida, e logo mais será natural dizer não a coisas que não está mais acostumado a comer. Não se sentirá bem se empanturrando de doces, não lhe cairá bem comer bombas cheias de sódio e outros alimentos que não tem valor nutricional nenhum.
Passe a entender que comer é um ato de tranquilidade e paz, é o combustível do corpo e da alma também. Cozinhar e preparar suas refeições pode ser prazeroso, basta buscar informação.

É isso queridos, um passo de cada vez, como um bebê que vai aos poucos se segurando nas coisas, nas pessoas, levando uns tombos, até conseguir andar sozinho e totalmente feliz. Quando ele dá os passinhos sozinhos, ele dá aquele sorriso gostoso de quem está satisfeito por ter conseguido. E depois, nunca mais ele precisará voltar a engatinhar, porque agora ele já sabe como é, e sabe que é bom, e que não precisa ter medo.
A sua vida é assim também, não precisa ter medo. No começo parece um pouco mais complicado, mais difícil, mas todos nós somos capazes. É só não desistir e adotar a paciência como amiga da perfeição.



Pronto pra começar??

Bjus e bom fim de semana!

You Might Also Like

2 Comente

  1. Oi Vanessa!!!!

    Adorei esta foto da pessoa obesa, quando li a mensagem logo de cara senti um forte impacto!!! Pois já faz alguns anos que estou acima do peso. Adorei também o texto e as dicas. Adorei sua personalidade de atitude e comprometimento com a saúde, parabéns!
    Descobri este seu blog procurando sobre congelamento de marmitas e todo o conteúdo é maravilhoso! Obrigada por sua atenção.
    Desejo a você muitas energias positivas.
    Um abraço
    Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, tudo bem amada?

      Desculpe a demora em responder, só agora pude parar e vir aqui, finalmente acabou mais um semestre.
      Agradeço seu comentário imensamente e espero poder ajudar um pouquinho <3 Tenho certeza que obesidade é uma patologia, e deve ser tratada como tal. É preciso muito esforço e tenho profunda admiração por quem venceu isso sozinho.

      Desejo a você muita coisa boa também!

      Obrigada pelo carinho!

      bjus

      Excluir

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images