Dieta não é sacrifício

Oi amores, como vão?



Esses dias lá no instagram, postei uma ilustração super divertida e bem humorada de uma menininha se exaltando com a amiga, porque ela disse que até ofereceria um pedacinho do seu lanche, mas que não faria isso, pois como ela poderia ver, a amiga estava de dieta. E a outra enlouquece, dizendo que não é dieta, é apenas seu estilo de vida. Era apenas uma forma bem humorada de como quem cuida da saúde diariamente sofre críticas o tempo todo. E o post rendeu muitos comentários de gente dizendo que se identifica.

Quem adotou uma vida mais saudável, passa diariamente por questionamentos desse tipo:
"Mas você nunca come isso?" ou "Quando a sua dieta vai acabar?" ou ainda "Mas só um pedacinho, você não vai engordar por isso."


Penso que a reeducação alimentar, é um processo que passa por fases.Na primeira parte da dieta, nós desintoxicamos o organismo, reduzindo o consumo de açúcares, gorduras, e aprendendo a fracionar o alimento em várias fazes ao dia em menores quantidades. Logo após, nos habituamos com a nova forma de se alimentar, e passamos a entender o que importante para o nosso organismo, e o que faz ele funcionar corretamente. Assim que isso acontece, temos como recompensa resultados redução de peso, redução de inchaço, melhor funcionamento do intestino, melhora o sono, melhor capacidade de concentração, auto-estima elevada, e o principal fator, uma energia e bom humor sem igual.
Algumas pessoas, melhoram níveis e taxas de colesterol, a pele, e equilibram várias coisas no organismo.

Aí, a pessoa entende que comer adequadamente traz uma série de benefícios e que se mantiver essa rotina, continuara se beneficiando de tudo isso e ainda por cima desfilando com o corpo dos sonhos.

A verdade é exatamente uma só, quando temos equilíbrio em nossas refeições, passamos a ter também esse mesmo sentimento em todas as áreas da nossa vida. É bem a frase clichê de "você é o que você come". Nosso paladar, passa a ser muito mais seletivo e não lhe é mais absolutamente agradável ingerir certos alimentos ricos em açúcares e gorduras. E aí vem na minha concepção a terceira fase, que é a fase do "agora eu sou assim". E é muito mais gostoso comer coisas integrais do que a farinha branca, é muito mais gostoso sentir o gosto dos alimentos in natura do que "escondidos" por baixo de condimentos e substâncias cor teor de sódio elevado. Sim, nós passamos a preferir um bolo integral de frutas e com pouco açúcar do que um bolo de chocolate extremamente açucarado. Nosso paladar seletivo já sabe identificar visualmente e sensorialmente aquilo que é melhor para o organismo.



Por este motivo, acredito eu que algumas pessoas enjoam com o cheiro de gordura e passam muito mal quando exageram no consumo de alimentos que não estão mais acostumados a comer. Isso não é frescura, é simplesmente seu corpo respondendo aquilo que ele sabe que não vai te fazer bem.

Estou lendo um livro atualmente do nutricionista Rodolfo Peres, o "Viva em dieta, viva melhor", onde ele explica num trecho, uma brincadeira que o palestrante Dr. Paulo Muzi diz: "Se eu coloca uma gota de fezes num copo d'água você vai beber?" É claro que isso é só uma forma esdrúxula e exagerada de comparar quem faz um prato lindo, cheio de folhas, com legumes, proteínas e carne magra, mas coloca só um pastelzinho fritinho no meio. Esse pastelzinho vai estragar todo o seu processo? Não, mas ele pode não lhe cair bem sim aquele dia, naquele momento, porque seu organismo não gosta mais daquilo e nem você vai achar tão saboroso assim. E é por isso que cada vez menos, quem aprendeu a comer bem e direito, evita esse tipo de consumo.

Para quem está de fora, parece uma dieta sem fim. Para quem pratica esse hábito, é apenas uma forma de viver, e pode ter certeza, não é nenhum sacrifício, pelo contrário, passamos a descobrir várias receitas fit e saudáveis que aos nossos olhos e paladar são muito mais saborosas do que aquilo que antigamente era uma forma de "afogar as mágoas".

Também encontramos novas formas de abusar das calorias, comer algo extremamente saboroso, mas agora com novas técnicas, novos sabores mais aguçados. O açúcar deixou de ser uma das maiores buscas, hoje trocamos um melado por algo mais concentrado como o cacau por exemplo, a canela, as frutas, enfim coisas de extremos sabores e que são muito funcionais.

E você, já experimentou passar por essa experiência? Vem com a gente, você não vai se arrepender, eu garanto!

Um bjaum

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images