Coloque o pé no freio


Desde pequenos carregamos uma bagagem nas costas que em determinada fase da vida pode pesar muito. É neste momento que nos sentimos estafados e paramos pra pensar o porquê de tantas obrigações.



O mundo nos diz que temos que estudar sem parar, tirar as melhores notas, temos que ser bons no esporte que praticamos e ficar sempre entre os três melhores, e claro almejando e sempre tentando o primeiro.
A sociedade diz que devemos casar, constituir família, ter um bom emprego, ser promovido, ser um bom cidadão, aperfeiçoar o inglês, de preferência falar mais duas outras línguas no mínimo. Fazer pós-graduação, especialização, cuidar da saúde. Devemos praticar uma atividade física, devemos ler alguns livros, devemos...devemos....devemos.

E nessa luta constante de mais informação, de ser o melhor, de se destacar, de estar pronto para o mercado de trabalho, de ter as melhores faculdades no currículo, de ter que comprar uma casa, e de se fazer mil coisas porque se não, você vai ficar para trás, já parou pra pensar o que é que você realmente faz por sua e única exclusiva vontade?

Sabem, fui outro dia na médica de homeopatia e falei pra ela que o que mais atrapalha a minha vida é a ansiedade. E que muitas vezes ao caminhar ali pela Avenida Paulista depois do expediente, e perceber a correria das pessoas, as buzinas das motos e os motoristas estressados e as pessoas esbarrando você na rua porque parece que ninguém enxerga o outro na frente, apenas o seu destino final, seu objetivo, todo mundo correndo pra chegar a algum lugar.

Ao ver as pessoas se esmagando no metrô pra entrar logo, e chegar logo onde precisam, eu muitas vezes penso que não sou deste mundo. Porque todo mundo que mora numa grande cidade está acostumado com isso, e eu também estive há uns 5 ou 10 anos atrás.

Não percebia nada disso, porque claro que aos vinte anos eu vivia também nessa busca desenfreada e correndo pra não ficar atrás.
E não é que agora eu também não esteja, só que agora eu ouço todas as buzinas bem mais altas. Parece que meus ouvidos estão mais sensíveis, e eu sinto também como se aquilo ali não fizesse mais parte de mim.

É claro que não penso que a solução dos meus problemas seria simplesmente ignorar o que a sociedade implora pra nós e me enfiar na mata atlântica e viver numa cabana.
Isso seria isolamento e eu também não acho que seria mais feliz assim. Mas penso que a idade vai chegando e mesmo tendo feito tudo isso como todo mundo faz e como mandou o figurino desde pequeno, começamos a nos conhecer mesmo quando enxergamos a nossa verdadeira vocação e descobrimos a nossa própria natureza. E eu acho que ela só começa a despontar em nós, quando deixamos de buscar aquilo que nos foi imposto e paramos um pouco pra pensar no que somos e queremos de verdade.

E se você refletir na sua trajetória e enumerar as coisas que já conseguiu e dar valor a elas, parece que a vontade de desfrutar se sobressai à incessante busca por ainda mais.
Deve ser por isso que muita coisa começa a incomodar, e também é por isso que enxergamos as coisas diferentes.

Eu sou uma pessoa muito observadora, e sabe aquele ditado que diz pra você aprender com os erros dos outros? Pois é, eu vejo muita gente que graças a muito trabalho, e a muito duro que deu nessa vida, hoje vivem numa posição privilegiada em uma boa casa e com possibilidades financeiras que lhe permitem uma boa vida, mas ao mesmo tempo vivem buscando algo que muitas vezes, não definem bem o que é.
Eu não estou criticando as pessoas, até porque o mundo nos fez assim, e eu também sou parte disso, só acho que o meu "insight" veio antes.
Se eu continuasse na perseguição que eu tinha há 10 anos atrás eu com certeza já estaria tomando muitos remédios para curar ansiedade.

Graças a Deus, sempre tenho pessoas a minha volta mais preocupadas com o bem estar do que com o acúmulo de bens materiais e um lugar aos sol.

Li um texto uma vez que as universidades te ensinam que você precisa ser criativo e empreendedor e muito ousado e esforçado para chegar ao topo do organograma da organização para qual você trabalha.
Esse mesmo texto, que não consigo lembrar o autor, mas nos fazia refletir sobre o fato de que, numa empresa apenas um vai ser o diretor, e isso quer dizer que o restante dos subordinados que também estudaram, que também dedicaram suas vidas a aperfeiçoar seus currículos, e nunca vão chegar a este posto, devem se considerar menos capacitados ou esforçados?

É claro que não. O motorista do ônibus ou o gari da rua são tão necessários quanto o diretor dessa mesma empresa, assim como a copeira ou os faxineiros, certo?
Os trabalhos são diferentes, mas TODOS são necessários. E é isso que deveria ser ensinado, seja bom naquilo que faz, e não seja mais um ser ávido e sedento de ambição pelo lugar de destaque. Isso para pessoas competitivas é ótimo, mas e para o restante do mundo que não tem esse espírito de competitividade? Isso faz dela uma pessoa considerada fracassada ou preguiçosa?

Eu não sei quando foi que começou essa inversão de valores, de todo mundo correndo na mesma direção, e sem parar pra pensar que apenas um vai estar lá na ponta comandando a fila, o restante correndo, se desesperando, ficando doente, depressivo, ansioso e esquecendo que olhando para o lado tem outros caminhos, outras direções, mais vazias e mais condizente muitas vezes com o seu ritmo, natureza e realidade.
Se você acha que está seguindo a multidão, e parece não ter um sentido nisso, coloque o pé no freio e saia para respirar, as vezes o seu caminho é outro.

Somos seres únicos e buscar o nosso caminho, que pode ser diferente de onde todo mundo tenta chegar, mesmo não sendo "convencional", mas com certeza, o que irá te fazer feliz!

You Might Also Like

4 Comente

  1. Muito boa essa reflexão. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Mô,

    Que bom saber que você gostou!

    Fique a vontade para compartilhar suas opiniões por aqui, e comigo lá no trabalho rsrs
    A gente toma uma café e conversa sobre a vida ;)

    bjaum

    ResponderExcluir
  3. Quero participar desse café rsrs adoro compartilhar experiências vividas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, você também está convidadíssima, mas precisa ser um happy hour pra gente ter bastante tempo <3 rs.

      bjsum

      Excluir

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images