Bolo integral de frutas e fibras


Oi gente!

Como havia prometido no facebook hoje de manhã, segue a receita que adaptei do site da Mimis.



Eu já fiz este bolo diversas vezes, e ontem fiz pra levar pro café da manhã que ia acontecer no meu trabalho.
O problema é que o aroma deste bolo é tão sensacional que eu tive que fazer um pra mim também, pra não correr o risco de chegar no trabalho de mãos abanando kkkk


Mas um ingrediente aqui da minha dispensa não ia ser possível pros dois bolos :(
Justamente eu tinha uma única xícara de aveia. Então olhei pro armário e vi um pacote de semente de linhaça dourada dando sopa. Não tive dúvida, triturei a semente no liquidificador e fiz uma xícara de farinha de linhaça pra usar no lugar da aveia. E não é que deu super certo?

Anota aí ;)

Ingredientes:

3 ovos
1/2 xícara de óleo de girassol/milho ou o que você preferir
1 xícara de açúcar mascavo (ou adoçante para forno e fogão)
1 xícara de farinha de trigo integral
3/4 de farinha de linhaça dourada (ou 1 xícara de aveia em flocos)
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 maçãs com casca cortadas em quadradinhos pequenos
3 bananas picadinhas em rodelas (pode ser qualquer uma sendo que a naninca deixará mais doce, e neste caso pode-se diminuir um pouco a quantidade de açúcar)

Modo de fazer:

Misture os ovos ao óleo e açúcar primeiramente e depois vá adicionando os outros ingredientes aos poucos, deixando o fermento e as frutas por último.
Não use a batedeira. Eu uso um fouet pra facilitar, e não hora de misturar as frutas, faça isso delicadamente com uma colher para não amassar as bananas.



A massa fica assim mesmo, um pouco mais "grossa".
Leve a uma forma untada com um pouco de óleo de coco para não grudar. O forno deve estar pré-aquecido a 180°C por uns 35 minutos, ou até espetar o palito e sair seco.

Massa com farinha de aveia

Massa com farinha de linhaça

Os dois bolos deliciosos <3
Dica: se quiser congelar as fatias em papel alumínio e aquecer no forninho na hora de comer, o bolo permanece fresquinho e você ainda controla as calorias, aquecendo só a porção que vai consumir.
Eu já fiz isso, e acho que valeu muito a pena, já que aqui em casa só temos duas pessoas, assim eu não como o bolo todo de uma vez ( Deus me livre de tanta calorias) e por ser de frutas, tem um tempo menor de conservação. Congelando você não corre esses riscos!

 Aproveita e faz no fim de semana pra família, com café quentinho...é demais!

bjus

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images