Dores na coluna


Queridos, 

A semana passada eu tive um problema com dores bem desagradáveis justamente porque fiquei meio “sem saco” pra usar a mochila de rodinha, e acabei sobrecarregando a minha coluna, usando a mochila normal. E me resultou em duas injeções muito doídas, cinco dias de anti inflamatórios, mais o colar cervical durante o fim de semana. Não foi legal, e ainda sinto um resquício de dor.

Por isso quero trazer esse assunto que passa despercebido, principalmente quando se é jovem, não damos a devida atenção aos sinais do nosso corpo, frequentemente causando uma sobrecarga intensa com mochilas e bolsas.

A coluna vertebral também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Responsável por dois quintos do peso corporal, é composta por tecido conjuntivo e uma série de ossos, chamados vértebras, as quais sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral.
É composta de 33 vértebras e junto com a cabeça, esterno e costelas, constitui o esqueleto axial.
A função da coluna é proteger a medula espinal e os nervos espinais, suportar o peso do corpo e fornecer um eixo flexível para o corpo e cabeça. Tem papel importante na locomoção e proporciona flexibilidade para o corpo.

A divisão é feita em:

Coluna cervica
Coluna toráxica
Coluna Lombar


A minha dor era na parte superior, cervical, e o médico identificou como um torcicolo, que é uma torção no pescoço na qual a cabeça fica inclinada para um lado e o pescoço para o outro, que causa uma rigidez nos músculos e as vezes até inchaço.

As causas são a má postura, mudança de temperatura, principalmente as mais frias, ou até mesmo após uma noite de sono com postura incorreta ou esforço agudo durante as atividades do dia a dia.
É sempre importante procurar um médico, pois existem doenças mais graves como hérnia de disco cervical, doenças reumatológicas e traumatismos em geral. Investigar a dor é imprescindível, pois quanto mais cedo o diagnóstico, melhor e mais fácil o tratamento.

O que eu quero alertar é para os cuidados que devemos manter com a coluna e postura ao longo da vida. Muitas vezes ignoramos certas coisas e fazemos pressão e sobrecarga ao corpo e só percebemos quando o processo de inflamação já está avançado. O estresse e tensão emocional também podem causar a contratura muscular, levando a dor e rigidez. Além da má postura no sofá, no carro ou muitas horas em frente ao computador.

Por isso, atenção a postura, ao peso que carrega, e aos sinais de fadiga do corpo que podem levar você a “parar” involuntariamente. Se não por bem, mas pelas dores apresentadas pelo seu corpo que te obrigam a cuidar de si.

Cuide bem do seu corpo!

bjus

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images