Cuscuz Paulista


Oi gente, tudo bem?

A minha mãe sempre fez um cuscuz pra ninguém  botar defeito.
Na verdade, quando eu era criança sempre ficava la do lado dela vendo, mas nunca me antentei direito sobre a receita, parecia difícil hahaha.


Mas não era não, e neste Ano Novo eu resolvi arriscar e sem perguntar pra ela, na verdade só depois eu pensei nisso. Na minha receita eu coloquei água demais e consequentemente muita farinha, e meu recheio deu uma "sumida" rs, então vou ecrever a receita aqui com menos quantidade para que não aconteça isso no de vocês. Ou então, se quiserem dobrar a receita, sugiro também que dobrem o recheio.

Anotem aí os ingredientes:


2 dentes de alho;
2 mini cebolas;
3 colheres de sopa de pimentão amarelo picado;
1 tomate picado sem sementes;
1 1/2 de vagem picada e cozida;
1/2 caixinha de milho em conserva;
1 lata de atum escorrido;
sal a goto;
Temperos a gosto: pimenta do reino, cebola, alho e salsa;
2 ovos cozidos picados;
3 colheres de sopa de palmito picado;
2 colheres de azeitonas picadas;
Azeite para refogar a cebola e o alho;
1/2 caldo de legumes (opcional) ;
250g de farinha de milho (vá adicionando aos poucos para ver se precisa mais ou menos);
1 litro de água quente.

Modo de fazer:

Refogue a cebola, depois junte o alho até dar uma leve douradinha e junte os ingredientes, exceto a água e a farinha.
Tempere, sempre mexendo em fogo baixo e adicione um pouco mais de azeite se preferir. Depois de uns 5 minutos refogando os ingredientes, adicione a água quente, espere quase ferver para começar a colocar a farinha. Utilize uma colher de pau ou algo bem firme porque não pode parar de mexer.
Aqui em casa, meu marido ficou mexendo enquanto eu adicionava a farinha aos pouco. Ia adicionando e mexendo. Quando estiver no ponto de um pirão, ou angu se prefeir, é hora de para de adicionar a farinha e desligar.

Untei forminhas com óleo de coco e fui acomodando o cuzcuz ainda quente e pastoso nas forminhas. Você pode fazer numa única forma maior. Se utilizar essa com o buraco no meio, corte um ovo cozido em rodelas e coloque no fundo da forma para decorar quando desenformar, vai ficar lindo!

Espere esfriar bem para poder desenformar, e não precisa de nenhum esforço pra isso, ficam lindinhos assim:)

Uma delícia também!

Use os ingredientes que quiserem, o cuscuz fica bom de qualquer jeito. Para quem gosta de uma versão mais "gordinha" pode usar bacon e linguiça (uma amiga que me falou).

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images