Merluza empanada com linhaça


Oi pessoal, tudo bem?

Já passei uma receita parecida AQUI, mas foi com outro tipo de peixe e o modo de cozimento também foi diferente, e caso queiram ou não tenham a Air Fryer, podem fazer grelhados como ensinei da outa vez.


Sempre tive dificuldades de fazer Merluza, porque apesar de ser um peixe saboroso, é comum encontrá-lo congelado no supermercado e na hora de fazer, se não for em fritura em imersão, é sempre uma tentativa frustrada. Ele solta muita água, e fica assim meio sem gosto. Já tentei no forno, com leite de coco, e nunca realmente gostei do resultado.

Daí que agora com a panelinha mais querida do meu coração, a Air fryer deu certo. Então segura aí que é bem fácil ter um peixinho crocante e saudável.

Ingredientes:

Filés de merluza;
Temperos a gosto: açafrão, sal, cominho, cebola alho e salsa desidratados;
Sal a gosto;
1 ovo batido com o garfo;
¾ de xícara de sementes de linhaça trituradas no liquidificador.

Modo de fazer:

Após temperar os filés, passe-os primeiramente no ovo e em seguida na farinha de linhaça. Use um garfo, pois a linhaça não tem a mesma aderência da farinha de rosca e pode “sair” nos dedos e vira uma meleca rs. Vá adicionando a farinha aos poucos no prato, a cada filé empanado, adicione mais farinha para forrar o prato.

Coloque-os na Air Fryer e verifique o tempo de cozimento para peixes. Aqui na minha é de 12 a 15 minutos, e na metade do tempo, vire os filés com auxílio de uma espátula. Fiz 3 ou 4 por vez para ficar bem crocante.

Se você quiser empanar com outra farinha também dá certo, mas eu gosto da linhaça, além de ser um alimento rico em ômega 3, antioxidante e boas gorduras que ajudam a baixar as taxas de colesterol LDL.
Sirva com os acompanhamentos de sua preferência.


bjus

You Might Also Like

2 Comente

  1. A receita é ótima mas pode passar na linhaça hidratada com água antes de passar na farinha de linhaça. Quando se adiciona água à linhaça ela vira uma gelatina que pode servir para empanar sem usar os ovos. Assim você pode baixar as taxas de colesterol e economizar nos ovos. Fica bom se misturar à farinha de linhaça um pouco de queijo parmezon ralado e fubá para ficar mais crocante e gostoso. O peixe também fica bom com temperos variados como alho, cebola, páprica e alecrim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ricardo, vou testar.
      Com o queijo não tenho dúvidas que fica maravilhoso né? Mas fica mais "gordinho" também rs.
      Obrigada pelo comentário!

      bjus

      Excluir

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images