Café da manhã - o que comer

Oi galera, tudo certinho?

Bom, quero falar um pouco com vocês sobre café da manhã. Todos nós já estamos convencidos de que é uma refeição muito importante do nosso dia, pois passamos um período de aproximadamente 8 horas em jejum, e nosso corpo vai receber a primeira "carga" de energia. Por isso, os nutrientes do desjejum precisam ser escolhidos com carinho. Ele vai nos dar sustentação para nossa maratona.

Bolinho funcional de banana, aveia e cacau.




O ideal é escolher um carboidrato integral, evitando a farinha branca e os açúcares também. Deixe esse componente para as frutas, que podem também vir em forma de suco ou vitaminas.
Uma fonte de proteína também é aconselhável para balancear a refeição e as fibras também são importantes para o funcionamento do nosso intestino e por último uma fonte de gordura boa.

Então vamos falar aqui o que tem em cada alimento de um café da manhã que já vai atender essas necessidades.

Frutas como por exemplo mamão, banana, maça, abacate - são carboidratos, tem fibras, são fontes de vitaminas e minerais, tem frutose (açúcar) e ajudam no bom funcionamento do intestino, e dão saciedade. - Escolha uma dessas e se quiser acrescente uma colher de sopa de aveia, linhaça ou chia que vão aumentar a quantidade de fibras.
Se fizer vitamina, você estará acrescentando aí a proteína pois o leite é uma boa fonte de proteínas, então você terá já uma boa refeição, poderá diminuir no consumo do pão por exemplo (que é outra fonte de carboidratos)

Pães: de diversos tipos, escolha um integral, se for fazer um sanduíche, tente optar por uma fonte de proteína magra, queijo branco, requeijão light, creme de ricota ou queijo cotagge. Você pode ainda optar por um ovo mexido que também é proteína e gordura, e aí você pode dispensar o presunto ou peito de peru que tem muitos corantes e conservantes que não devem ser consumidos com frequência afim de evitar a intoxicação do organismo.

Também temos as torradas integrais, e para quem evita o glúten ou tem mesmo alergia temos biscoitos de arroz integral, tapioca, pães sem glúten ou pães de micro (feitos com farinhas sem glúten) que já ensinei "aqui" como fazer.
E ainda nessa linha de carboidratos, temos os bolos, bolos integrais, ou bolinhos funcionais de micro, muitos deles já tem carboidrato e proteínas então, se a fatia for muito grande, ou a receita de uma porção for de tamanho bom, muitas vezes eu dispenso o pão.

Tapioca com ovo mexido e uma colher de requeijão e café com leite.


Como eu acordo muito cedo 5:15 da manhã, tomo café as 6h em casa e as 7h já estou trabalhando. As vezes eu divido meu café, por não conseguir engolir muita coisa as 6h da manhã, mas nunca saio de casa de estômago vazio e aí completo minha refeição mais ou menos as 8h da manhã com a fruta que na maioria das vezes é banana ou mamão ou iogurte com alguma fibra.
O suco verde eu tomo assim que chego no trabalho as 7h. Opto pelo café (pretinho) primeiro em casa para me dar uma acordada. Se tiver muito calor, já tomo logo o suco verde assim que acordo. Não tenho muita regra quanto a isso, o importante é que o suco detox precisa ser consumido o mais rápido possível para não perder suas propriedades e não oxidar. Se passar de 2h (já deixei isso acontecer) fica ruim. Pelo menos o meu, achei que o gosto foi alterado e joguei fora. Quando vou levar o meu para tomar no trabalho, bato ele já na hora de sair, e levo num copo com tampa com muito gelo. E esse copo também vai na bolsa térmica que levo as marmitas. Levo 40 min até o meu trabalho, quando vou beber, ele ainda está bem geladinho.

Segue umas fotos de alguns cafés para inspiração.

Suco detox: couve, maça, gelo e outras frutas que quiser. Eu amo e tomo quase todos os dias.



Esse bolo é funcional da Nutricionista Priscila Di Ciero, sem glúten e lactose e tem muita fibra pela farinha de banana verde


Ovinho mexido e café - as 6h da manhã, depois vem o suco e a fruta no trabalho,não dá pra comer só isso não. 

Esse café aí era meu e do marido hehehe por isso essas coisinhas gordinhas na mesa 

Banana amassada com canela e aquecida no microondas que eu como as 8h da manhã no trabalho, segunda parte do meu café.

Mingau de aveia com banana e canela...é demais. Delícia pra variar um pouco o café. Como essas coisas mais diferentes aos finais de semana.

Shake de banana, morango, whey de baunilha e leite - tomei esse café quando extraí um dente e não podia mastigar. Fica uma delícia!

Espero que tenham gostado, no meu instagram tem também muitas fotos de café da manhã.

bjus



You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images