Suco verde - detox

Amados leitores, tudo bem?


Vocês sabem por que o famoso suco detox é tão querido por quem vive no universo saudável?

Simplesmente por ser um alimento antioxidante (limpa nosso sangue), funcional, porque tem fibras que nos dão saciedade e ajudam o intestino a trabalhar direitinho, nutritivo, porque temos frutas, verdura e as vezes legumes na sua melhor forma, já que o alimento crú não perdeu nada de nutrientes. E além de tudo isso, ele é muito saboroso e podemos variar os ingredientes pra não enjoar.



Existem várias receitas do suco detox, mas a grande maioria mantém como base a couve e a maçã, porque a combinação fica gostosa e funcional, sendo a couve antiinflamatória, e tendo cálcio e magnésio (presente na clorofila - parte verde) que ajudam a renovar as células do nosso organismo.




A maçã com casca tem muitas fibras principalmente na forma solúvel (pectina) responsável pela sensação de saciedade. É também uma fruta antioxidante que ajuda na prevenção de doenças.
Por todos esses motivos, somente com esses dois ingredientes, nós temos um ótimo suco e muito poderoso para a nossa saúde, ajudando a diminuir o colesterol e nos dando energia para nossas atividades.

As vezes eu incluo morangos, ou abacaxi congelados, e fica muito gostoso assim também. Algumas pessoas colocam beterraba, que ajuda a dilatar os vasos melhorando principalmente a circulação sanguinea e isso é ótimo para quem faz atividade física. Podemos colocar um pedacinho de cenoura, salsinha, umas folhas de agrião, enfim, vai da criatividade e também do gosto.

O gengibre também é bastante bem vindo pois acelera o metabolismo e dá um sabor sem igual.
As quantidades para um copo seria 1 ou 2 folhas de couve manteiga, 200 ml de água, ou água de coco, 4 ou 5 morangos, ou 1 fatia de abacaxi, pedaço pequeno de gengibre, e se você for colocar outros ingredientes, sempre modere na porção, normalmente um pedacinho já basta para dar sabor e também para cumprir seu papel.
Li uma nutricionista falando uma vez que até três ou no máximo quatro ingredientes já está bom para que cada um cumpra o seu papel, então evite misturar muitas coisas. O bom de ter opções é que dá para variar.

Eu fazia sempre o "gelinho" da couve para facilitar fazê-lo de manhã, e além disso fica muito refrescante, beeeem gelado. Para fazer o suco, use dois cubos de couve.

Bata a couve com pouca água no liquidificador, apenas o suficiente para misturar, tem que ficar bem concentrado, e depois distribua numa forminha de gelo, levando ao freezer logo em seguida.
Outra opção, que fiz esses dias e que gostei bastante pela praticidade e não ter que sujar o liquidificador para fazer os cubinhos, é apenas cortar a couve e fazer o "kit suco" para usar. Corte as folhas de couve em partes iguais e depois coloque no saquinho o que for bem próximo da quantidade de 2 folhas + as frutas que você gostar como na foto abaixo, usei couve e morangos.
Divida na quantidade de porções a serem utilizadas por vez.

Couve já higienizada e cortada em tamanho médio, e os morangos prontos para serem congelados.

Quanto ao horário, é indicado tomar pela manhã, pois em jejum seu organismo está ainda limpo e recebe como a primeira refeição do dia um suco muito nutritivo, sendo assim seus efeitos podem ser potencializados. Mas não necessariamente não pode ser consumido em outro horário como nos lanches intermediários do nosso dia, ou até mesmo quando bater aquela sede de algo beem refrescante.
O importante é tentar consumí-lo logo após a preparação para que não oxide. Acho que após 2 horas ele já fica ruim, eu já tentei consumir e não gostei, estraga mesmo.

pós-treino é uma delícia.

Viram só? Temos inúmeros motivos pra começar a tomar o detox todos os dias. Pra mim, ele é fundamental para o bom funcionamento do meu intestino, e com essas dicas de preparação, é prático demais pra fazer.

Espero que tenham gostado.

Um grande bju

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images