Gerenciamento do tempo

Oi amados, tudo bem?

Bom, acho que esse post vai ajudar muita gente no quesito de se planejar para fazer todas as tarefas do dia que lhe competem ou que pretendem.



Sempre falo aqui de planejamento, organização, mas muitas vezes em meio a tantas atividades do dia, onde praticamente tudo é prioridade, como fazer para dar conta, e não esquecer de nada?
Já contei neste POST e NESTE como eu me organizo para dar conta de trabalho, faculdade, academia, casa, estudo e tudo mais, porque também tenho vida social né gente? Fim de semana consigo ter meus momentos livres também pra passear, namorar, enfim tenho uma vida normal.




Uma amiga outro dia me chamou de metódica quando mostrei pra ela uma planilha com os meus horários das atividades do dia.


Isso é algo que aprendi durante a minha trajetória profissional, quem trabalha em escritório, no meu caso, mercado financeiro, onde tempo é dinheiro, tive a chance de fazer aprender muito sobre gerenciamento de tempo que não só serviu para o meu trabalho como também para a minha vida pessoal. Se você tem mil coisas pra realizar, e tá sempre dizendo que queria que seu dia tivesse mais que 24 horas, você precisa urgente organizar seu tempo, sabe por que?

Quantas horas você dorme por dia? Algumas pessoas não precisam de 8 horas, porque seu organismo se recupera em menor tempo, já outras podem inclusive precisar de mais tempo que isso. E você consegue suprir essa necessidade? Eu falo com propriedade que 80% das pessoas que conheço e que vivem ao meu redor não conseguem. Já imaginou se o dia tivesse mais de 24h? Provavelmente essas horas a mais seriam usadas para mais trabalho, ou para qualquer outra atividade menos para dormir. Por isso, entendam que 24 horas é um período suficiente, e se não for possível fazer TUDO que se tem vontade ou necessidade, precisa-se fazer escolhas.

A planilha de planejamento serve para você colocar seus horários e tempo gasto em cada atividade. Sendo assim, analisando ali tudo escrito, você consegue ajustar o tempo, ver onde pode melhorar, ver se não está levando tempo demais para um coisa desnecessária, como por exemplo internet. Nós gastamos um tempão na net, no celular sem perceber.

Eu por exemplo, determinei um tempo pra responder os seguidores do instagram que tinham muitas dúvidas sobre congelamento e outras coisas. Se eu ficasse ali respondendo tudo no mesmo momento, eu não faria mais nada. Determinei então que eu faria isso pela manhã no trajeto do trabalho, e é neste exato momento que dou bom dia pros meus grupos, converso um pouco e checo os e-mails. E pra ajudar ainda fiz um post AQUI respondendo todas as dúvidas mais frequentes, e todos podem acessar no momento que quiserem.



A planilha como vocês podem ver, tem horário determinado para cada atividade de segunda a sexta (dei uma preservada nos horários só por precaução tá gente, cês me entendem). Mas a que vou disponibilizar pra vocês em excel aqui tem o campo certinho pra você preencher. Aos finais de semana tem bastante tempo “livre” para eu fazer o que quero. Apenas determinei o dia e horário mais ou menos que ou ao supermercado, porque quando isso não estava programado, eu acabava me perdendo e não conseguia fazer a unha ou uma hidratação no cabelo, essas coisas de “mulherzinha” :)
Eu normalmente cozinho aos domingos, mas isso também pode ser modificado para um sábado à tarde se eu não for sair, e aí domingo posso dormir até mais tarde até passar o dia fora. 

Para algumas pessoas isso pode parecer loucura, viver baseada em regras e listinhas, mas pra mim não é. Eu gosto, visto que trabalho 8 horas por dia, estudo cerca de 4:30h, faço 1h de atividade física, e ainda tenho que organizar lanches e a mochila diariamente. Durmo pouco, isso é verdade, mas nos dois dias que tenho janela de aula e vou embora mais cedo da faculdade, também durmo um pouco mais cedo.
Um dia por semana também tenho uma janela antes da aula, e tenho que ficar lá na faculdade esperando, neste tempo em faço trabalhos, ou simplesmente uma revisão da matéria.

O blog tem sido alimentado dos finais de semana, vou escrevendo os post na medida da inspiração e publicando aos poucos, também descobri que é assim que as blogueiras fazem gente rs parei de ficar escrevendo de madrugada, eu também preciso dormir né?

Bom, segue a planilha “em branco” pra você baixar e fazer a sua rotina. Sugiro que você coloque na porta da sua geladeira e leve uma também com você, pode ser impressa, pode ser no celular, desde que você lembre-se de dar uma olhadinha pra ela.


Não se preocupe se as coisas não saírem exatamente como está escrito lá, imprevistos acontecem o tempo todo. O mais importante é ter um norte pra se guiar e melhorar a qualidade do seu tempo, assim você encontra um espaço pra fazer algo que tanto goste, como uma sessão de massagem, para aliviar as tensões.
E só uma dica, de uma revisada de vez em quando, eu faço isso sempre que muda alguma coisa na rotina, ou no início de cada semestre por causa da também das aulas.

Espero que gostem e que não me achem “louca” hahaha foi o modo que encontrei de me organizar, pelo menos nesse período de faculdade, depois que me formar terei um pouco mais de tempo “livre”, por enquanto tá funcionando bem pra mim, e eu não me sinto pressionada, ao contrário me sentia mal quando queria realizar um monte de coisas e acabava não fazendo nada por falta de tempo.

Espero ter ajudado e pra quem se interessar mais pelo assunto, hoje em dia já existem cursos pra isso, é só procurar no Google por “gerenciamento de tempo”. E bons livros também.
E viva a organização da vida!

Um bju


You Might Also Like

2 Comente

  1. Gostei muito, Van! Organização é um dos pontos essenciais para realizar os objetivos. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavinha, querida!

      Sim amiga, a organização é a parte mais importante de qualquer projeto. Sem ela ficamos perdidos e não conseguimos fazer nada.

      Tks pela visita e comentário!

      bjus

      Excluir

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images