Alternativas para vencer a barreira psicológica

Amados, tudo bem?

Vocês tem consciência do quanto o nosso lado psicológico afeta nosso corpo físico?
Nossas escolhas na maioria das vezes são reflexo da nossa vivência e realidade no momento. Muita gente diz que TPM ou stress são desculpas para quem quer comer.
E se quer saber, não acho que isso seja uma desculpa, comer um docinho pode ser sim uma forma de adoçar a vida que de algum modo não anda muito bem.

E é bastante frustrante perder o controle a situação, comer desenfreadamente na tentativa de preencher algum vazio.
O bom é que para tudo isso nós temos solução, amigos, carinho, família. Mas as vezes é necessário mais que isso, um profissional pra nos ajudar a entender nossas emoções.






Eu sei o que me fez engordar, foi uma mudança muito grande pra mim, casar, morar longe da família e principalmente estar descontente com a minha profissão. Sou graduada em administração com habilitação em marketing e atuo na área financeira há 12 anos. Sou bastante grata por tudo que aprendi, e por alguns anos eu respirei tudo isso, feliz, atingi o ponto que eu queria, cheguei dentro da minha área no local que eu quis. Mas aquilo tudo de repente passou a não ter mais sentido pra mim, perdeu a graça, não era exatamente como eu me via daqui a 10 anos por exemplo. E a idade estava se aproximando, eu quero ter filhos, a família cobrando, foi uma série de coisas que me faziam descontar toda essa insatisfação no prazer de apenas comer.

O fato é que além de tudo isso, ainda tinha a baixa estima por ter engordado, não me reconhecer no espelho, foi aí que primeiro decidi que queria ser diferente.
Essa parte da história vocês já conhecem, sobre ir à nutricionista e praticar atividade física, mas apesar de toda a motivação, havia um outro lado que ainda faltava trabalhar para que na primeira oportunidade eu não jogasse tudo isso por água abaixo.
Por incentivo do meu marido, que acredita muito na medicina alternativa, fui motivada a procurar a homeopatia para como um todo equilibrar meu organismo. Eu não tenho descrença em nada, procuro ajuda e creio sim na melhora. Muita gente havia me falado sobre o uso dos florais para melhorar a ansiedade e nervosismo e deu muito certo.

A entrevista com um médico homeopata é como com um psicólogo, ele pergunta várias coisas da sua vida, pois a intenção é o equilíbrio como um todo e não tratar apenas um problema. Um organismo equilibrado não fica doente.

Além disso, vocês também já sabem que o interesse pelo assunto saúde, também me deu coragem para iniciar a minha trajetória nessa área, mesmo sabendo que o caminho é longo. A faculdade de nutrição me abriu um novo horizonte profissional, me trouxe de volta aquele brilho de vislumbrar um novo futuro. Essa coisa que temos quando ainda aos 18 anos, sem nenhuma experiência, escolhemos um curso na faculdade, fazendo planos de carreira, e muito motivados a buscar conhecimento. É essa motivação que nos mantém vivos sabiam? Que nos faz acordar cedo e enfrentar todas as dificuldades do dia-a-dia em busca do nosso sonho.

Eu voltei a viver com vigor, e logo a ansiedade ainda existe, mas hoje uso ela a meu favor, na busca de conhecimento, não me leva mais a atacar a comida como recompensa por um problema que eu nem sabia direito o que era.

Eu saí de uma inércia e passei a me movimentar, e o combustível pra isso tudo são várias coisas, os planos para um nova carreira, a busca por aprendizado, já que agora, com mais idade eu me sinto na obrigação de ser mais assertiva. Eu não tenho tempo a perder, e de certa forma, a maturidade de hoje me fez melhor.
E uma coisa que foi fundamental pra eu descobrir isso tudo e tomar essa decisão, foi ficar um tempo comigo mesma. Não cheguei a fazer terapia, mas foi por motivos financeiros mesmo. Busquei muita leitura de grandes mestres da meditação e aprendi a me isolar em um local tranquilo com meus pensamentos. Uma caminhada num local bonito e com muito verde, longe de barulho e muitas pessoas, faz eu pensar na vida e me libertar do stress do cotidiano.  Ali sozinha, as vezes sentada a beira de uma árvore ou lago, eu olho pra dentro e penso em mim. Esvazio a “caixa” das preocupações e penso no que estou fazendo, planejo meu futuro e tomo as decisões que influenciam toda a minha trajetória.

Foi assim que houve toda essa mudança em mim em dois anos, e hoje ainda tenho um longo caminho a percorrer, ainda tenho 4 semestres para me tornar graduada em nutrição, mas esse trajeto está sendo bom de trilhar. Hoje eu sou melhor que ontem, vivo bem com as minhas escolhas e sempre que possível faço esse exercício de me libertar das pressões do mundo, da internet, do trânsito, das pessoas, e ficar ali, só eu, a natureza e Deus, ouvindo minha respiração e principalmente me ouvindo.

Hoje não é a comida que me alimenta, é a paz que eu encontro La no fundo da minha alma. Tento trabalhar os meus medos e procuro sempre pensar em frente. Tudo que vivi teve um motivo e eu sou grata por ter recebido e passado por tudo isso, pois fez parte da minha evolução. Certamente apesar de começar tudo outra vez, hoje eu sou muito mais feliz!

Falei tudo isso aqui para motivar você a encontrar o que te leva a comer por ansiedade. Encontre a causa e pense numa solução, para mim funcionou aceitando o que não estava me fazendo feliz e buscando essas alternativas para me equilibrar e me descobrir. Me fez bem! Encontre sua vocação, e dê um basta no que te faz sofrer, não se recompense na comida, pois isso vai te deprimir. Arregace as mangas e vá em frente. O ditado “nunca é tarde para se fazer nada” é muito mais real do que uma velha frase de motivação. É só querer!



um bju grande no coração.

Van



You Might Also Like

4 Comente

  1. Nossa, que post mais lindo!! Estou emocionada e arrepiada, amiga! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, minha amiga tão amada!
      Obrigada por ser tão presente em minha vida mesmo tão distante. Você conhece isso tudo como ninguém e teu apoio é fundamental pra eu seguir no caminho da felicidade.
      Amo cê nega!
      bjus

      Excluir
  2. Gostei muito da visão com relação a ansiedade. No fim das contas a ansiedade está intrínseca a vida humana e seu modo de solução é muito bonito e útil! A leitura foi uma indicação da Paulinha. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane, obrigada pela visita e comentário :) A ansiedade faz muita gente ficar doente né? Encontrar um modo de amenizar isso é o que todo mundo deveria fazer.
      Eu acho que é um mal da vida moderna, e cabe a nós buscar a tranquilidade pra baixar essa frequência. Eu gosto de fazer isso.
      A Paulinha é uma querida! E uma grande inspiração de pessoa alto astral pra mim tbm!

      bjus linda!

      Excluir

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images