O alimento e as nossas emoções

Bom dia queridos! Tudo bem?

Essa semana, tive uma aula muito legal na faculdade que me inspirou a escrever esse post aqui.

Já repararam como certas comidas nos remetem à uma lembrança deliciosa da nossa vida? Sobremesas que nos lembram a casa da vó, algum salgadinho ou biscoito que você só comia na infância ou adolescência.


Quando eu era pequena, me lembro que assistia o desenho do Zé Colmeia comendo leite condensado hahaha.  Claro até hoje quando vejo esse desenho me lembro disso com saudade e carinho. Era um ritual maravilhoso pela manhã, antes de ir pra escola, deitada no sofá assistindo desenhos maravilhosos que hoje nem passam mais L

É claro que hoje eu sei que não posso comer uma lata de leite condensado assistindo desenho “uma pena” porque seria ótimo se ainda assim a gente pudesse comer tudo que comia quando criança sem preocupações. Primeiro porque criança gasta muita energia, e nossas brincadeiras eram incríveis, nós pulávamos muito, éramos muito mais ativos que hoje né?

Fato é que muitas coisas jamais serão esquecidas e uma boa parte das lembranças em família tem sempre comida no meio não é? Os finais de ano, Natais, os almoços de domingo, as boas conversas se davam em volta de uma boa mesa, fosse ela de café da tarde com bolos e pães de queijo, bolinhos de chuva, tortas ou o bom pão quentinho com a manteiga derretendo huuum.

Sabe, não estou aqui pra te fazer lembrar que tudo isso é uma delícia mas hoje estamos proibidos de comer. Estou apenas querendo lembrar as pessoas que degustar novos sabores ao lado de quem a gente ama nos faz bem. É a vida nos convidando a ser felizes.

Um dos maiores erros dos ser humano em relação a gula é comer demais tentando suprir alguma necessidade ou algo que lhe falta. No entanto, em muitos casos, logo após uma boa dieta as pessoas passam a enxergar a comida como um vilão na sua vida, responsável por muitas frustrações. Mas não é bem assim, vejamos, a gastronomia se bem utilizada pode continuar sendo um prazer pra nós. É claro que tudo depende de novas adaptações, novos temperos, aromas, novas formas de se preparar a mesma coisa, mais saudável e natural.

O alimento é um presente pra nós, e todo carinho depositado em sua preparação é que o faz delicioso. Portanto, você pode continuar degustando as delícias da vovó, mas reinventando sua forma e preparação, substituindo por exemplo, as calorias do açúcar refinado por mascavo ou mel entre outras coisas.
Todo amor e carinho que a gente deposita na cozinha, e desfrutando do que a natureza oferece de melhor pra nós é o que fará nossa família gostar ou não de algum alimento e ter belas lembranças de muitas fases da vida.


Comer é um ato de prazer sim, a gente só precisa reinventar e não deixar que isso se torne o foco principal, ele é o coadjuvante para as reuniões e verdadeiro ato de curtir as pessoas que desfrutam desse momento com a gente.


*imagens do google

E deixo vocês com essa imagem linda da família na cozinha, e mais uma vez a gastronomia fazendo o papel de união. Certamente todos nós temos uma lembrança assim, e só de lembrar parece que sentimos até o cheiro né? ;)

Um bjaum

Van

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images