Hambúrguer de soja


Serei bem sincera com vocês. Esta receita foi a mais trabalhosa que já fiz até hoje. Não pelo tempo de preparo ou porque a receita é mirabolante, ao contrário, seria bem fácil se a união dos ingredientes tivessem dado logo o ponto.

O problema é que no lugar da farinha de trigo eu quis usar farinha de aveia, e por isso tive esse problema de não atingir o ponto de modelar.

Mas vou postar mesmo assim, pra vocês saberem que nem tudo são flores por aqui. E porque se você substituir por farinha de trigo (apenas 3 colheres), pode ser que tenha mais sorte do que eu.
Além do mais, o sabor ficou tão bom, que eu não podia deixar de compartilhar. ;)

Ingredientes:

1 xícara de proteína texturizada de soja;
3 xícaras de água morna;
1 limão;
1 colher de sopa de cebola picadinha;
Temperos desidratados: alho, pimenta do reino, uma pitada de gengibre em pó;
Sal a gosto;
2 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picada;
1 ovo;
7 colheres de sopa de farinha de aveia;
3 colheres de sopa de linhaça.

Modo de fazer:

Coloque a soja em imersão na água morna, juntamente com o suco de limão. Deixe por aproximadamente 20 minutos. Escorra, lave, e esprema bem.

Numa travessa coloque a soja já escorrida, adicione os temperos, o ovo, a farinha de linhaça e por último vá acrescentando a farinha de aveia (e aqui você pode usar de trigo, talvez seja mais fácil), no entanto, adicione apenas 3 e veja o ponto. Se não der, vá adicionando o restante aos poucos. No meu caso, cheguei a 7 colheres.

Depois, molde os hambúrgueres com as mãos, e foi neste ponto que eu tive muito trabalho, tive que fazer com a ajuda de um garfo, pois a massa não ficou no ponto de fazer bolinhas.

Acomode os hamburgueres prontos em plástico filme, um por um, e leve ao freezer para congelar. Depois de congelado, é só fritar ou assar. Eu fiz grelhado com um pouco de azeite.

Despois de prontos ficaram muito gostosos, mas não sei mesmo se o trabalho compensa. Bem diferente do hambúrguer de grão de bico que já postei aqui, que o nível de trabalheira é bem mais fácil.
Mas tá aí pra quem quiser tentar! Rs


Bjus

You Might Also Like

0 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images