Um docinho todo dia - isso pode ser normal





Desde o início deste semestre, resolvi ter uma relação mais tranquila com a comida, sendo um pouco mais tolerante com determinados alimentos, como já falei mais sobre isso neste post aqui.

Parei pra pensar, se quando eu não conhecia nada deste universo sobre alimentação saudável, e me alimentava com mais comida e menos bobagens na casa da minha mãe, porém, comendo arroz e pão branco (porque o integral nem era conhecido nesse tempo), eu tinha uma saúde normal e um peso adequado, porque eu não tinha acesso a nada disso que se fala hoje o tempo todo. E por que é que eu não tinha sobrepeso?

Bom, eu sei que quando mudamos o estilo de vida, é claro a alimentação evolui com isso também, para poder nos atender melhor em nossas tarefas, até porque hoje somos muito mais sedentários e precisamos lançar mão de alguns alimentos que dão uma mãozinha pro intestino e pra nossa rotina.
Mas será que determinados alimentos que “riscamos” completamente do cardápio não nos pode fazer falta em nenhum momento da nossa vida, e por isso nos tornar uma pessoa compulsiva?

Na aula de transtornos alimentares, minha professora batia na tecla de que ao reeducar um paciente, deveríamos incluir todos os itens da pirâmide alimentar em sua dieta, inclusive os doces, que ficam no topo e devem ser consumidos com moderação. Ou seja, um docinho por dia, uma porção. Isso fará com que a pessoa não tenha períodos de abstinência e no momento que ela experimentar daquele nutriente, não caia no desejo desenfreado por aquilo, a tão temida compulsão alimentar.

E comer um pedacinho de chocolate todos os dias, talvez não evitaria aquele ataque a uma barra inteira no dia que você não se segurou, e aí se foi todo o esforço que fez durante um tempo?
Se você ainda está no processo de emagrecer, eu sei que precisa ter um pouco mais de critério, mas talvez se você escolhesse incluir no cardápio todos os dias uma fraçãozinha ou um pedacinho daquilo que você mais gosta, isso não seria um problema para você no futuro.

Eu passei a  incluir duas barrinha desta de 5g de chocolate cada uma, todos os dias na minha dieta.

 Primeiro porque isso não vai me engordar, e depois porque meu cérebro está acostumado que terá seu chocolatinho religiosamente. Isso além de dar um pouquinho de glicose no sangue, e serotonina no meu dia, faz com que eu não tenha uma crise de compulsão no dia que eu sinto muita vontade, e ataque uma caixa de bombom inteira de uma vez. O que não é bom nem pelas calorias e nem pela quantidade de açúcar que entra no sangue naquele momento.

O que posso dizer é que já faz quase quatro semanas que eu adotei essa prática e bingo! Realmente acabou o ataque desesperador ao doce.
Meu corpo sabe que terá um momento do dia que vou oferecer aquilo pra ele, e daí se contenta e pronto. Fico satisfeita com um pedacinho além de ter mandado embora aquela culpa por ter comido algo “proibido”, sendo assim, eu me sinto bem melhor. É permitido pra mim, então está tudo bem.
E nos dias que estou com vontade de outra coisa, eu também como. Escolho uma porção pequena, e sei também que não devo comer aquilo todos os dias. Mas está sendo ótimo isso pra mim. Saber que não tem nada "proibido" na minha dieta.

Além de me livrar do fantasma da culpa e do medo de engordar, eu acabei com a minha compulsão. Se eu estou com vontade apenas como, e não me entupo daquilo com aquele pensamento de “é melhor aproveitar agora porque depois não pode mais”. Isso acabou, e eu me sinto feliz e uma pessoa normal também, de bem com a comida.

Eu entendo que quem precisa ainda emagrecer, talvez não tenha chegado neste ponto, de incluir essas "bobagenzinhas" na dieta. Mas procure seu nutricionista se sentir que tem uma necessidade muito grande e se perceber que essa restrição está desencadeando a compulsão em você.

Espero que este depoimento tenha te ajudado a entender que é normal passar por isso, principalmente se você já atingiu o peso que queria com reeducação alimentar e atividade física, e que também é importante descobrir o caminho para acabar com a compulsão e ataques a comida.

bjus



You Might Also Like

1 Comente

Flickr Images

Popular Posts

Flickr Images